/
/
7 segredinhos sobre o Google – e que você encontra no Google

7 segredinhos sobre o Google – e que você encontra no Google

O Google chegou a maioridade em 2016 e já tem muita história para contar. A Consumidor Moderno separou sete curiosidades sobre a maior ferramenta de busca na internet

O Google é uma empresa jovem, que completou apenas 18 anos em 2016. Mas não se engane com a pouca idade. A companhia tem muita história para contar e a maior delas é: ela te conhece, mas será que você conhece a companhia? Vamos a algumas histórias.

Nascimento – Primeiro que a data não necessariamente está correta. Na verdade, o registro da URL foi feito em 15 de setembro de 1997 – o verdadeiro ano de nascimento da maior ferramenta de busca do mundo. Em outras palavras, estamos falando de uma empresa com 19 anos completos. A opção pela data ocorreu em 2005, mas há controvérsia até mesmo sobre esse ano.

O nome – O nome “Google” surgiu de uma brincadeira. Explico: a palavra é um trocadilho da expressão “googol”, outra palavra também inventada dentro da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos. O autor foi Edward Kasner, um conhecido matemático e professor universitário. Ele criou o termo para designar a centésima potência do número 10, um número que nada mais é do que o “1 seguido por 100 zeros”. O matemático foi além: ele utilizou o termo “googol-plex”, o equivalente a um “googol” seguido de um “googol” de zeros – um número tão absurdo que seria necessário preencher todo o Universo atualmente conhecido. A ideia de infinitude deu oridem ao Google.

Existia busca antes do Google? – Existia. Antes do surgimento do Google, haviam as ferramentas de busca do Altavista, Lycos, Excite e o… Yahoo.

O Yahoo quase comprou o Google – Em 1997, Sergey Brin e Larry Page, fundadores da empresa, procuraram o Yahoo e ofereceram a ferramenta de busca por US$ 1 milhão. Nada feito. Em junho deste ano, o ranking BrandZ colocou o buscador de Brin e Page no topo das empresas americanas mais valiosas, superando inclusive a Apple. O valor? US$ 229 bilhões.

Pokémon Go é fichinha perto do Google – No auge da febre do Pokémon Go, surgiram notícias de que o governo americano estaria vigiando os caçadores de monstrinhos ao redor do mundo. Isso é fichinha perto do Google. A empresa de Mountain View sabe muita coisa sobre você e ainda te mostra por meio de um site chamado My Activity (CLIQUE AQUI). Basta usar a sua senha do Gmail e voilà.

A empresa é lider em busca, mas aquele 1%… – O Google é líder em busca na internet em praticamente todos os países em que está presente. Exceto um, o que levou a empresa a encerrar as atividades neste país: a China. Hoje, o chinês Baidu detém o monopólio da busca no país e conseguiu afastar até mesmo outro concorrente, o Yahoo. Hoje, a única presença em território chinês se restringe a Hong Kong, que embora seja uma administração sino, possui regras bem diferentes do restante do país.

Nem tudo é aberto no Google – O Google orgulha-se do rótulo de empresa “open source” ou dados abertos. Mas isso não é uma verdade absoluta. Dentro do “plex”, há uma área chamada “X”, um laboratório definido pela empresa como “semi secreto”. Semi secreto? Tente entrar na empresa e dar uma fuçada para ver o que acontece.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]