Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 tendências de consumo para a nova década

6 tendências de consumo para a nova década

O que o consumidor espera da nova década?

Os anos 20 do século 21 prometem. A nova década chega com questionamentos extremamente existenciais e com dúvidas que acercam as novas tecnologias e padrões comportamentais que se iniciaram nos últimos dez anos. Com essas perguntas em mente, um time de experts e pesquisadores da WGSN se reuniu para formatar o estudo “20 trends for the 2020s“. Aqui você confere nossa seleção das principais tendências que provavelmente terão uma grande influência em como consumimos e interagimos em nosso cotidiano.

De acordo com Carla Buzasi, Managing Director da WGSN internacional, o foco da pesquisa é descobrir os produtos que serão demandados pelo consumidor na nova década. O que eles buscarão na hora da compra?

O “Boho” virou “Boro”

Devido às urgências das mudanças climáticas e ecossistêmicas, a moda já não é mais a mesma. Os especialistas enxergam um futuro onde faremos, consertaremos e reaproveitaremos roupas com mais frequência. O brechó não é apenas o novo cool, é o novo ético. Reaproveitar será o novo fashion e as marcas de moda trarão peças ainda mais atemporais e duráveis. Não é nada legal gerar poluição desnecessária, não é?

E essa tendência não se restringe apenas à moda. Todo e qualquer item que possa ser reparado e aproveitado terá seu momento. Se podemos usar novamente, não há a necessidade de consumir algo novo. E tem mais: de acordo com a pesquisa, os consumidores já estão adentrando este mindset há algum tempo.

Escolas de conexão humana

Nos novos tempos, além de dar um passo para trás na conexão exagerada que criamos com o smartphone, a previsão traz um cenário de sociedades evoluídas dispostas à reaprender como se conectar um com o outro. Talvez, uma grande oportunidade de negócio serão as “escolas de intimidade”, feitas para trazer o fator humano e físico das interações de volta aos relacionamentos sociais.

Vulnerabilidade é uma tendência. Estar aberto e mostrar-se vulnerável não é um defeito, aliás, marcas e produtos que já o fizeram obtiveram grande sucesso nos últimos anos. O consumidor busca identificação e para se enxergar, a perfeição impossível de antes agora é substituída por uma posição mais aberta, honesta e humana.

Home office fashion

Com a constante crescente de pessoas trabalhando de casa, as roupas passarão a acompanhar este padrão. Enquanto a parte do “quadril para baixo” se tornará mais confortável e funcional, a parte de cima trará o conforto com um design renovado nas golas e mangas, além de refletir a profissionalidade moderna. A moda trará soluções para quem quer ter estilo, conforto e uma aparência adequada para as reuniões via Skype.

A maneira de organizar o guarda-roupa também será um ponto chave em tudo isso. O consumidor estará mais disposto a organizar suas roupas de acordo com o nível de conforto ao invés de ocasiões e frequência de uso.

Comida congelada porém saudável

A comida congelada passará por um renascimento conforme os consumidores a transformam em uma alternativa conveniente de comer que também reduz o desperdício. Os consumidores que buscam por wellness já consomem frutas e vegetais congelados, assim como smoothies naturais e microingredientes nas dietas. Mesmo com a rotina corrida, o novo consumidor estará disposto a provar novos produtos congelados porém considerarão o impacto em sua saúde.

Nano-nadadores

A indústria da beleza está afim de entrar no DNA dos consumidores, literalmente. A previsão da WGSN é que microbots – pequenos robôs injetáveis – sejam responsáveis por entregar nutrientes no organismo humano. Além disso, essa nova tecnologia deve otimizar substâncias rejuvenescedoras em nosso organismo. Os nano-nadadores prometem ser ainda parte de uma crescente, que no fim da década deve ocupar a prateleira com produtos não invasivos. Será?

“Baixe o perfume anexo no e-mail”, oi?

Você não leu errado, até 2030 a previsão é de que fragrâncias possam ser transmitidas pela internet em formato de arquivo. O machine learning será capaz de analisar as estruturas moleculares das fragrâncias e transmiti-las em chats online. Essa deve ser a solução para o mercado de perfumaria que ainda conta com resultados maiores nas lojas físicas devido à impossibilidade de transmitir odores e sabores. Outros mercados devem se beneficiar da nova tecnologia. Tudo porque consumidores farão download de aromas terapêuticos para dormir melhor, além de outros usos, como por exemplo, a aromatização da casa.


+ TENDÊNCIAS

5 tendências que vão impactar a indústria do turismo em 2020
5 tendências para as marcas no Instagram
Top 10: filmes que prometem bombar em 2020
Pinterest publica lista de tendências

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]