Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 tendências para as marcas no Instagram em 2020

5 tendências para as marcas no Instagram em 2020

Mesmo crescendo menos, rede social segue como ferramenta relevante para marcas e influenciadores. Veja as dicas para performar na plataforma

Em 2019, o Instagram passou por várias mudanças relevantes. A maior delas, especialmente para marcas e influenciadores, foi a remoção das curtidas nas fotos. Outras atualizações incluem a possibilidade de interação nos Stories, novas ferramentas de e-commerce e lançamento de funcionalidades de realidade aumentada.

VEJA QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA 2020

Embora tenha tido um crescimento abaixo do esperado, perdendo usuários para o TikTok, o Instagram segue em 2020 como uma plataforma relevante e extremamente eficaz para as marcas no trabalho de branding, vendas e relacionamento com o consumidor.

Veja abaixo cinco tendências e oportunidades para as marcas no Instagram em 2020:

1. Evolução para plataforma de e-commerce

O Instagram já é uma ferramenta consolidada de e-commerce há algum tempo. De acordo com a ferramenta, 130 milhões de pessoas tocam em uma publicação de compras para saber mais sobre produtos todos os meses.

Atualmente, as marcas e influenciadores usam as ferramentas de e-commerce do Instagram para levar os consumidores para seus sites e marketplaces.

Para que a experiência de consumo fique ainda mais fluida, a rede lançou em 2019 o Checkout e o Shopping for Creators, duas ferramentas que permitem a venda de produtos sem que o consumidor saia do aplicativo. As funcionalidades ainda estão restritas a algumas poucas marcas e influenciadores nos Estados Unidos, mas devem ser abertas a todos a partir deste ano.

Com o Checkout, toda a experiência de compra acontece dentro do Instagram e o consumidor não precisa mais sair do app para finalizar a compra no navegador de um produto que viu no feed ou no stories.


2. O efeito TikTok

Quando o Snapchat começou a ganhar popularidade com seus vídeos curtos que desapareciam em 24 horas, o Instagram lançou os Stories. Agora, com a ascensão do TikTok, o Instagram também busca inspiração no que a rede tem de melhor para não ficar para trás.

O primeiro passo nessa direção foi o lançamento do Instagram Cenas em mercados selecionados, incluindo o Brasil, em novembro de 2019. O Cenas é basicamente um “clone” do TikTok. Ele permite criar videoclipes de 15 segundos com música e compartilhá-los como Stories. Assim como o TikTok, os usuários podem fazer trilhas sonoras de seus Cenas com um enorme catálogo de músicas ou usar o áudio do vídeo de qualquer outra pessoa para criar um remix de seu meme ou piada.

Enquanto o TikTok ainda não oferece funcionalidades de e-commerce e de anúncios mais robustos, as marcas devem seguir investindo no Instagram na criação de conteúdos mais divertidos, numa espécie de treinamento para quando as marcas começarem a invadir o TikTok.

Instagram


3. Legendas mais longas para contar uma história

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. No Instagram, esse ditado popular faz todo o sentido. Mas em 2020, quem tem uma boa história para contar na legenda do Instagram pode fisgar a atenção do consumidor.

Com o fim da exibição das curtidas nas fotos, a principal métrica para as marcas e influenciadores no Instagram é o engajamento nos comentários. De acordo com levantamento da Later Media, posts com legendas maiores, que contam uma história, têm apresentado resultados melhores do que posts com legendas curtas.

Além disso, uma história bem contada faz com que os seguidores passem mais tempo lendo, um dos fatores que mostram ao algoritmo que o seguidor está interessado naquele conteúdo. Consequentemente, ele vai receber mais posts daquele criador de conteúdo no futuro.

Em 2020, as marcas devem se preocupar em contar boas histórias, com narrativas impactantes e que tenham relação com o posicionamento de marca, e não apenas focar na estética da foto ou do vídeo.

4. Realidade aumentada nos Stories

Os Stories do Instagram já são um sucesso inegável, mas o volume de conteúdo publicado pelos usuários traz dificuldades para as marcas ganharem destaque. Um dos jeitos mais legais de fazer com que o conteúdo da marca ganhe destaque é por meio de filtros de realidade aumentada.

Em agosto de 2019, o Instagram liberou para todos o Spark AR, programa que permite que qualquer um crie os filtros de realidade aumentada para marcas ou para uso pessoal.

Além dos filtros engraçadinhos, a realidade aumentada pode ser uma ótima ferramenta para as empresas que vendem cosméticos, acessórios ou roupas. Algumas marcas, como a Ray-Ban e a MAC Cosmetics, já estão participando de uma versão beta do AR Shopping, que permite a criação de filtros para os consumidores “experimentarem” virtualmente um produto antes de comprá-lo diretamente pelo Instagram.

5. IGTV ganha nova chance com IGTV Series

O Instagram lançou em 2018 o IGTV, uma área para vídeos longos que tinha como objetivo trazer para dentro do app os criadores de conteúdo do YouTube, ou evitar que os influenciadores do Instagram partissem para a produção de vídeos mais aprofundados no YouTube. A funcionalidade nunca decolou e sempre ficou meio largada em um cantinho do aplicativo.

Em 2019, no entanto, o Instagram resolveu dar uma repaginada no IGTV e passou a permitir vídeos horizontais e a publicação de trailers e trechos do vídeo nos Stories e no feed dos usuários. A mais recente funcionalidade, lançada em outubro de 2019, é o IGTV Series, que permite a criação de séries temáticas de vídeos.

A nova ferramenta foi projetada para oferecer aos criadores a chance de produzir conteúdos de vídeo longos em séries no IGTV, separado dos outros vídeos em seu canal. Quando o usuário assiste a um episódio da série, o próximo é automaticamente recomendado para exibição contínua.

Para as marcas, o IGTV Series é uma oportunidade para publicar webséries, tutoriais, Q&As ou conteúdos mais aprofundados que não funcionariam bem nos Stories, por exemplo.


+ INSTAGRAM

As 6 tendências-chave para as mídias sociais em 2020
Homens x Mulheres: quem consome mais pelo Instagram?
Threads: testamos o Messenger do Instagram
Instagram: como os influenciadores veem o “fim dos likes”
Pinterest publica lista de tendências para 2020

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]