Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 Tecnologias para transformar o varejo em 2018

6 Tecnologias para transformar o varejo em 2018

Os grandes players do varejo já estão inovando no atendimento em suas lojas físicas; confira algumas das tecnologias que estarão disponíveis neste ano

Tanto consumidores quanto varejistas poderão se beneficiar das tecnologias já disponíveis no mercado e que já foram implementadas pelas grandes redes ou estão em fase de testes. Confira as seis tendências em transformação digital para o varejo em 2018:

Provador inteligente

Os provadores das lojas de roupas vão oferecer um espelho touchscreen que permite ao consumidor escolher a melhor iluminação para provar as peças, simulando dias mais claros, mais nublados, ambiente noturno, lugares fechados com iluminação forte ou meia-luz, entre outras opções. O espelho oferece também opções de look de acordo com a peça escolhida. Em breve vai oferecer uma opção para que o consumidor consiga se enxergar em 360 graus e analisar o look sob todos os ângulos.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O provador inteligente terá microssensores que serão colocados nas roupas e também nas portas dos provadores, identificando quais peças estão agradando visualmente o consumidor e sendo levadas para a cabine. E mais. Quais peças estão sendo descartadas depois de provadas.

 

Recepção personalizada

O cliente chega na loja e é chamado pelo nome pelo vendedor. O colaborador já sabe quais produtos o cliente levou embora da última vez em que foi a uma das lojas da rede. O vendedor sabe disso porque teve acesso ao banco de informações do cliente assim que ele cruzou a porta de entrada.

As redes Wi-Fi das lojas registram códigos dos smartphones que se conectam a elas. Tendo a permissão do cliente, a loja pode conectar os dados que o cliente fornece no programa de fidelidade a seu hábito de consumo e identificar quando aquele cliente passou pela porta e o que ele provavelmente está procurando.

 

Mapas de calor

Mais do que identificar quando o cliente entra na loja, o varejista poderá saber em qual gôndola ele se manteve parado por mais tempo e por quais corredores passou. A Via Varejo, rede que detém as marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, está implementado tecnologia capaz de conectar as informações da rede Wi-Fi com um mapa de calor que ficará visível para os gestores. Este serão capazes de acompanhar o tráfego da loja em tempo real.

Outra tecnologia capaz de passar informações sobre a movimentação do consumidor dentro da loja é o beacon, baseada na tecnologia Bluetooth, que também pode verificar o movimento das pessoas dentro de um ambiente e enviar mensagens para elas enquanto caminham pelos corredores.

 

Uma promoção para cada cliente

Quem nunca colecionou encartes de supermercados e se propôs a fazer o exaustivo trabalho de comparar preços em diferentes supermercados? Hoje, com o programas de fidelização, os clientes podem receber descontos personalizados para os produtos que eles mais consomem no seu próprio celular. A rede Pão de Açúcar, por exemplo, tem usado seu aplicativo conectado com os programas de fidelidade para oferecer promoções diferentes para cada consumidor, conforme seus hábitos de consumo.

 

Manager de mesas

As esperas por mesas nos restaurantes não precisam ser mais um jogo de paciência, difícil de ser jogado e onde todos saem perdendo, clientes e lojistas. As novas soluções tecnológicas são capazes de dar ao consumidor informações sobre quantas pessoas exatamente estão na sua frente e o tempo estimado de espera. Os atendentes e garçons serão capazes de ver o mapa das mesas e em quais momentos cada cliente está, se ele acabou de chegar e precisa receber o cardápio, se ele já fez seu pedido ou se só está esperando a conta e o cafezinho para ir embora.

 

Monitores e checkout veloz

Em outros tempos, loja cheia de produtos era sinal de êxito e organização diante dos olhos do público. Em tempos em que as informações cansam os olhos e os espaços físicos estão exíguos, as lojas tecnológicas zelam por espaço livre e poucos objetos no mostrador. Cada vez mais, monitores e interfaces substituem estoques grandes e gôndolas cheias. Menos é mais. Espera-se também que essas lojas otimizem o checkout, abrindo mão de operadores e dando ao próprio vendedor a autonomia para fechar a conta por meio de dispositivos eletrônicos.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]