Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 Iniciativas para colocar em ordem sua vida financeira

6 Iniciativas para colocar em ordem sua vida financeira

O projeto para um 2018 pode ter atrasado um pouco, não faz mal. Mês novo, nova oportunidade para reorganizar a vida financeira

Com as notícias de que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando e o amplo debate da Reforma da Previdência, certamente você já se perguntou: como será minha vida financeira quando eu envelhecer? O que posso fazer desde já para ter uma aposentadoria tranquila? Previdência Privada é um bom caminho? Como guardar dinheiro?

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Uma pesquisa do Banco Mundial revela que em cada 100 brasileiros, só quatro separam recursos para viver bem depois que param de trabalhar – é o índice mais baixo das Américas e um dos piores do mundo. Ou seja, há um longo caminho a ser percorrido. Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, aponta algumas dicas para ajudar você quem quer planejar um “amanhã” mais tranquilo quando o assunto é vida financeira. Confira:

1- Conheça o seu orçamento

Você sabe quais são todos os seus gastos mensais? Como você controla suas despesas? Em uma planilha no computador, em um caderno ou aplicativo no seu celular, faça duas colunas, de um lado anote os todos os seus ganhos mensais e no outro anote todas as suas despesas. Some e compare os totais de ganhos e de gastos. Com isso, você saberá se terá dinheiro até o fim do mês ou se terá que cortar os gastos para não estourar o orçamento.

2- Priorize o que é realmente importante para você

Já que temos a tendência de não resistirmos às tentações que estão na nossa frente, uma dica é estabelecer um limite de gasto por mês que caiba no orçamento e, assim que o limite for alcançado, não gastar mais. É preciso ter controle para conseguir guardar dinheiro.

3- Aumento de renda

Se for preciso, você pode buscar maneiras para aumentar os ganhos. Uma dica é encontrar novas atividades que você gostaria de fazer e que ainda podem gerar uma renda adicional. Por exemplo: dar aulas, prestar consultoria, desenvolver trabalhos manuais/artísticos. Você também pode entender se tem algo que você não usa mais e vender para outras pessoas.

4- Pague-se primeiro

Para evitar que ao longo do mês todo o seu dinheiro seja gasto – muitas vezes em coisas que você nem se lembra, assim que receber o seu dinheiro, pague-se primeiro! Defina um valor mensal (R$ 100, por exemplo) e poupe antes de pagar as contas ou fazer outros gastos. Essa é uma ótima forma de conseguir guardar dinheiro todos os meses.

5- Guarde para sua aposentadoria

Quanto antes você começar a investir, mais os juros o ajudam a alcançar seus objetivos. Quem começa aos 25 anos, poupando um valor pequeno por mês, já consegue acumular um bom patrimônio para a aposentadoria. Mesmo quem começa mais tarde pode chegar longe. Lembre-se, mais do que investir muito, é importante investir sempre.

Onde aplicar: planos de previdência são a opção mais indicada, eles são uma forma simples e eficiente de cuidar da aposentadoria, além de poder gerar benefícios fiscais. Se preferir, você pode montar e administrar seu próprio plano, mas, nesse caso, é importante conhecer seu perfil de investidor, um pouco do mercado e ser disciplinado.

6- Quanto guardo para a aposentadoria?

Considere a renda mensal que pretende ter, a idade com a qual deseja se aposentar e quanto consegue guardar por mês para essa reserva. Para ajudá-lo a calcular sua reserva, indicamos a metodologia 1, 3, 6, 9. A tabela abaixo mostra quantos anos de salário (líquido) é preciso acumular de acordo com a idade. Use sempre como base o seu salário atual.

E se você ainda não começou, ainda dá tempo! A tabela abaixo mostra quanto deveria ser poupado mensalmente para conseguir atingir o valor necessário:

Por exemplo, uma pessoa com 25 anos deveria poupar a sua idade – 15, ou seja, 10% de sua renda. Já quem tem 40 anos, precisa poupar 25% do seu salário para ter mais tranquilidade no futuro.

Leia também:

5 dicas para se tornar um bom líder em 2018

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]