Você já pensou sobre seu nível de empregabilidade? O termo refere-se às qualidades que destacam qualquer profissional em relação a média dos que atuam em sua área de atuação. Segundo Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, site de empregos especializados em vagas operacionais, recrutadores estão mais criteriosos, e quem tem um alto nível de empregabilidade chama mais atenção do mercado.
Quem nunca parou para pensar sobre isso, o momento é agora. Principalmente porque muitas habilidades podem ser desenvolvidas. Dessa forma, Rosenbloom dá algumas dicas sobre como melhorar a empregabilidade dos profissionais.
1. Capacitação em primeiro lugar
Definitivamente, este é o diferencial fundamental e a exigência da maioria das empresas atualmente. Sem conhecimento específico da área pleiteada, dificilmente a vaga será conquistada. Sendo assim, invista na educação e aposte na boa formação acadêmica ou no bom curso técnico.
2. Entregue o máximo que puder
Com a concorrência acirrada, é preciso que o profissional esteja preparado para entregar mais do que é solicitado, de forma assertiva e ágil. Sabendo da grande disponibilidade de profissionais no mercado, os RH’s estão interessados naqueles que preencherão de fato as necessidades da companhia.
3. Perfil cosmopolita
Mais do que uma visão global sobre o negócio, os recrutadores buscam profissionais que conseguem conversar e se integrar às áreas diversas. Para isso, é preciso estar disposto a adquirir uma cultura maior, e estar aberto ao novo e não apenas ao que está relacionado ao cargo especificamente.
4. Atualização continuada
É preciso se manter em constante atualização. Porém, hoje as empresas procuram profissionais com habilidades que estão além do conhecimento técnico. Tente procurar cursos que estão de acordo com a sua profissão. Saiba pensar com a sua própria cabeça e desenvolva autonomia.
5. Percepção alheia
Ter networking não basta quando o assunto é gestão da empregabilidade. Construa uma rede de relacionamentos que possa lhe indicar oportunidades, mas mantenha também uma imagem de profissional empregável. Se você for bom apenas em fazer contatos, mas não transparecer confiança, ninguém vai querer lhe indicar.
6. Redes sociais
A internet conta com muitas ferramentas que ajudam a construir uma imagem de profissional empregável. Tente manter a descrição nas redes sociais. Atualmente, as empresas checam sempre os perfis nas redes sociais.