Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 estratégias da melhor empresa para trabalhar

6 estratégias da melhor empresa para trabalhar

Gazin mostra o que faz para ser a primeira colocada no ranking GPTW NOVAREJO 2015

A Gazin é uma gigante com mais de 200 lojas, cinco indústrias e 13 centros de distribuição espalhados pelo País. Nem parece que a varejista de móveis e eletroeletrônicos saiu de uma cidade do Paraná, Douradina, com 8 mil habitantes. Apesar do tamanho, contudo, quando o assunto é gestão de pessoas, a empresa mantém o jeito simples de cidade do interior. ?Acho que a simplicidade das ações e a proximidade com os funcionários é um dos nossos diferenciais?, disse Luiz Custodio, diretor administrativo da varejista, durante a cerimônia de premiação do ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW NOVAREJO, que aconteceu hoje (22), em São Paulo.

Leia também
Conheça o estudo MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR GPTW NOVAREJO 

Entre 40 varejistas de todo País, a Gazin conquistou a primeira posição e a simplicidade é ponto central da estratégia da empresa. ?O Mário Gazin (presidente da companhia), por exemplo, é nosso cozinheiro. Ele cozinha, ele serve?, conta Custodio. A empresa conseguiu ser reconhecida em tempos difíceis, em que a grande parte das empresas decidiu reduzir os investimentos em gestão de pessoas ou mesmo tem demitido. ?Estamos fazendo um grande esforço pra não demitir. Mas o que penso é que precisamos investir em pessoas independentemente do cenário econômico e político, porque não temos de esperar nada de político. Brasília não vai nos trazer nada de bom e não vai resolver nosso problema?, afirma o executivo. ?Somos nós que temos de ir atrás e fazer o melhor e mostrar para os políticos o que estamos fazendo?, diz.

A fala objetiva do executivo reflete um dos princípios de gestão de pessoas da empresa: comunicação clara e direta. Esse é um dos valores da empresa e que fazem ela ser reconhecida como uma das melhores para trabalhar. Mas não são as únicas. NOVAREJO elencou as principais estratégias da empresa para gerir pessoas:

Leia também
GPTW e NOVAREJO premiam melhores empregadores

1. Fortalecer os valores
A empresa tem ferramentas para se comunicar de maneira clara e direta com os funcionários. São eventos internos, presença constante da diretoria nas lojas, bate-papos formais e informais. Até o espaço físico da sede estimula a comunicação: é aberto e sem divisórias, com acesso direto ao presidente.

2. Contratar por atitude
Mais do que conhecimento técnico, a empresa olha para o comportamento dos candidatos e para os seus valores. A ideia é alinhar esses valores com os da empresa ? e assim, conseguir diminuir a rotatividade.

3. Acolher quem chega
Quem chega é logo acolhido pela companhia: os novos funcionários passam dez dias no Paraná, na sede da companhia, passando por um processo de integração. A ideia é que eles entendam a história, valores e objetivos da empresa.

4. Treinar
Os treinamentos são os diferenciais da companhia. Eles acontecem com frequência, ocorrem de maneira tanto presencial como online, e são de técnicos a comportamentais.

5. Focar na liderança
A empresa tem um trabalho forte tanto com a liderança como na futura liderança. Neste ano, a empresa realizou um programa de trainee interno por seis meses para formar novos gerentes. Também foi feita uma parceria com a FGV para um treinamento de 96 horas sobre cenários econômicos, estratégia, gestão de pessoas, gestão de processo, ética, dentre outros temas.

6. Olhar pra dentro
Quando surge uma vaga, a empresa olha primeiro para dentro de casa. A busca no mercado por profissionais só ocorre quando de fato não existir ninguém no quadro que possa suprir as necessidades da empresa.
Apesar de todo investimento, Custodio dá o recado: ?Somos uma das melhores empresas para se trabalhar. Não é só pra festar. E isso faz a diferença?, diz.

Leia também
Gazin é a melhor empresa para trabalhar no varejo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]