A Gazin é uma gigante com mais de 200 lojas, cinco indústrias e 13 centros de distribuição espalhados pelo País. Nem parece que a varejista de móveis e eletroeletrônicos saiu de uma cidade do Paraná, Douradina, com 8 mil habitantes. Apesar do tamanho, contudo, quando o assunto é gestão de pessoas, a empresa mantém o jeito simples de cidade do interior. ?Acho que a simplicidade das ações e a proximidade com os funcionários é um dos nossos diferenciais?, disse Luiz Custodio, diretor administrativo da varejista, durante a cerimônia de premiação do ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW NOVAREJO, que aconteceu hoje (22), em São Paulo.
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Entre 40 varejistas de todo País, a Gazin conquistou a primeira posição e a simplicidade é ponto central da estratégia da empresa. ?O Mário Gazin (presidente da companhia), por exemplo, é nosso cozinheiro. Ele cozinha, ele serve?, conta Custodio. A empresa conseguiu ser reconhecida em tempos difíceis, em que a grande parte das empresas decidiu reduzir os investimentos em gestão de pessoas ou mesmo tem demitido. ?Estamos fazendo um grande esforço pra não demitir. Mas o que penso é que precisamos investir em pessoas independentemente do cenário econômico e político, porque não temos de esperar nada de político. Brasília não vai nos trazer nada de bom e não vai resolver nosso problema?, afirma o executivo. ?Somos nós que temos de ir atrás e fazer o melhor e mostrar para os políticos o que estamos fazendo?, diz.
A fala objetiva do executivo reflete um dos princípios de gestão de pessoas da empresa: comunicação clara e direta. Esse é um dos valores da empresa e que fazem ela ser reconhecida como uma das melhores para trabalhar. Mas não são as únicas. NOVAREJO elencou as principais estratégias da empresa para gerir pessoas:
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1. Fortalecer os valores
A empresa tem ferramentas para se comunicar de maneira clara e direta com os funcionários. São eventos internos, presença constante da diretoria nas lojas, bate-papos formais e informais. Até o espaço físico da sede estimula a comunicação: é aberto e sem divisórias, com acesso direto ao presidente.
2. Contratar por atitude
Mais do que conhecimento técnico, a empresa olha para o comportamento dos candidatos e para os seus valores. A ideia é alinhar esses valores com os da empresa ? e assim, conseguir diminuir a rotatividade.
3. Acolher quem chega
Quem chega é logo acolhido pela companhia: os novos funcionários passam dez dias no Paraná, na sede da companhia, passando por um processo de integração. A ideia é que eles entendam a história, valores e objetivos da empresa.
4. Treinar
Os treinamentos são os diferenciais da companhia. Eles acontecem com frequência, ocorrem de maneira tanto presencial como online, e são de técnicos a comportamentais.
5. Focar na liderança
A empresa tem um trabalho forte tanto com a liderança como na futura liderança. Neste ano, a empresa realizou um programa de trainee interno por seis meses para formar novos gerentes. Também foi feita uma parceria com a FGV para um treinamento de 96 horas sobre cenários econômicos, estratégia, gestão de pessoas, gestão de processo, ética, dentre outros temas.
6. Olhar pra dentro
Quando surge uma vaga, a empresa olha primeiro para dentro de casa. A busca no mercado por profissionais só ocorre quando de fato não existir ninguém no quadro que possa suprir as necessidades da empresa.
Apesar de todo investimento, Custodio dá o recado: ?Somos uma das melhores empresas para se trabalhar. Não é só pra festar. E isso faz a diferença?, diz.
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