O prêmio que coloca na mira as empresas que serão disputadas por profissionais do mundo inteiro foi entregue hoje, durante a aguardada cerimônia do Great Place To Work (GPTW) – consultoria global que apoia organizações a alcançarem os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho, camaradagem e inovação.
Em sua 11ª edição, o ranking GPTW Varejo reconheceu as organizações que lideraram a criação de espaços de trabalho saudáveis em 2024, com a priorização do bem-estar e a satisfação de seus colaboradores, além das empresas que desenvolveram práticas inovadoras para nutrir e valorizar a contribuição de profissionais em todas as etapas da carreira.
No contexto atual, Tatiane Tiemi, CEO no GPTW Brasil, considera a premiação especialmente importante após as aceleradas transformações do varejo nos últimos cinco anos, impactado pelos avanços digitais, a Inteligência Artificial e o novo papel das lojas físicas.
“A adaptação a esse momento só é possível quando as lideranças mantêm seus colaboradores engajados. Por isso, colocar as pessoas no centro de suas estratégias é um diferencial que colabora para que as organizações possam vencer os desafios atuais da melhor forma”, considera.
O preparo para a chegada ao topo
Para se qualificarem para o ranking, as 253 empresas que participaram do processo de avaliação precisaram atender a alguns critérios – contar com pelo menos 30 funcionários(as) e possuir CNPJ registrado no setor do varejo.
Entre elas, 60 foram reconhecidas como as melhores, sendo estas: 10 de pequeno porte; 20 de médio porte; 20 de grande porte e 10 de supergrande porte.
O tempo médio de existência das companhias premiadas em 2024 é de41 anos. Esse tempo médio já foi de 34 anos em 2023 e de 39 anos em 2022.
Confira, abaixo, as companhias que receberam o reconhecimento nesta edição!
Pequenas empresas
1. Teevo S.A (RS)
2. Luz da Serra (RS)
3. Guaporé Tintas (PR)
4. Premier Turismo (PR)
5. Automundi (SP)
6. Grupo Cultivar (CE)
7. Goldnet TI (SP)
8. Gdoor (SC)
9. Shopping Eusébio (CE)
10. Always Fit (SP)
Médias empresas
1. Grupo Levvo (DF)
2. Brasal Veículos (DF)
3. Alper Consultoria em Seguros (SP)
4. Ibagy Imóveis (SC)
5. Zucchetti (SC)
6. SLC Máquinas (RS)
7. Dipesul (RS)
8. Rentcars (PR)
9. Brasal Combustíveis Ltda (DF)
10. GRUPO COMETA (MT)
11. Italiana Automóveis (PE)
12. CORIS (SP)
13. Grupo Bamaq (MG)
14. 4 BIO MEDICAMENTOS S.A (SP)
15. CP Ófris (PE)
16. KARSTEN VAREJO (SC)
17. Grupo Linhares (CE)
18. INGRAM MICRO (SP)
19. SB MONTEIRO (MA)
20. Grupo Sinosserra (RS)
O Grupo Levvo, de comércio alimentício, contou que alcançou o topo de sua categoria injetando carinho de ponta a ponta de suas operações.
“A receita paraum ambiente de trabalho saudável, que dê dignidade às pessoas é o amor. Por meio dele a gente consegue realmente levar bem-estar para os nossos colaboradores”, entregou Adriano Borges Braga, consultor de Operações do Levvo.
Grandes empresas
1. Mercadinhos São Luiz (CE)
2. ANCAR IVANHOE ADMINISTRADORA DE SHOPPING CENTERS LTDA (RJ)
3. Obramax (SP)
4. AgroGalaxy (SP)
5. Leo Madeiras (SP)
6. USAFLEX-INDUSTRIA & COMÉRCIO S/A (RS)
7. CAEDU (SP)
8. IGUATEMI S/A (SP)
9. Comercial Automotiva S.A. (SP)
10. Lojas Zema (MG)
11. LOJAS LEBES (RS)
12. Carbel Auto Group (MG)
13. GRUPO CANOPUS (MT)
14. PICCADILLY COMPANY (RS)
15. Lojas MM (PR)
16. Cobasi (SP)
17. Grupo St. Marche (SP)
18. Grupo Saga (GO)
19. Grupo Lagoa (CE)
20. CVLB BRASIL S.A. (RJ)
Pela segunda vez no lugar mais alto entre as empresas de grande porte, o centenário Mercadinhos São Luiz, acredita que a quinta geração da companhia reforça a filosofia da primeira geração.
“Não crescemos só como um negócio quando fazemos o melhor, inclusive para nossos funcionários. E é aí que a gente vê que esse mundo tem jeito”, disse, emocionada, Ana Paula Falcão, diretora de DHO.
O Iguatemi S/A, especialista no desenvolvimento e administração de shoppings centers, disse que parte do plano para gerar o encantamento do colaborador passa por tirar as lideranças da zona de conforto.
“A liderança precisa estar presente no dia a dia, reconhecendo, na pele, as dores do dia a dia das pessoas. O mais importante é refletir para dentro da empresa o que se fala para fora dela. Quando o colaborador se sente representado isso muda tudo, ele se sente parte”, explica Joyce Leal, diretora de Recursos Humanos do grupo.
Para Donizete Ferreira, gerente-regional das Lojas Zema, mesmo em constate crescimento, as origens da companhia vêm sendo mantidas, daí mais um reconhecimento obtido no GPTW.
“Hoje, o trabalho em saúde mental faz parte da nossa cultura, com humanização, diversidade e apoio na integração de todos os colaboradores recém-contratados”, afirma o gestor.
Bernardo Ouro Preto, CEO e cofundador do Grupo St. Marché, atribui o reconhecimento ao próprio DNA da empresa, “obcecada pela experiência de compra do cliente”.
O St. Marché faz cerca de 16 mil pesquisas por mês para medir seu NPS. “Olhamos os números de loja por loja, gerente por gerente, porque não existe cliente satisfeito enquanto houver funcionários insatisfeitos”, analisa.
Supergrandes empresas
1. GAZIN (PR)
2. Magazine Luiza S/A (SP)
3. Grupo Boticário (PR)
4. Arcos Dorados (McDonald’s) (SP)
5. Assaí Atacadista (SP)
6. C&A (SP)
7. Lojas Riachuelo (SP)
8. Grupo Casas Bahia (SP)
9. Grupo DPSP (SP)
10. GPA – Grupo Pão de Açúcar (SP)
Em clima de festa generalizada, subiram ao palco dois concorrentes diretos: o Magalu e as Casas Bahia, mas o clima não foi de animosidade entre as gigantes varejistas.
“Nosso excelente clima interno legitima nossa reputação externa e nós temos certeza que não há um resultado sequer que não passe pelos nossos colaboradores – porque são eles a linha de frente, as pessoas que dão as caras para o cliente. Mais uma vez, esse prêmio, para nós, significa muito”, comemora Patrícia Pugas, diretora-executiva de Gestão de Pessoas no Magalu.
GPTW – os quesitos avaliados
A pesquisa do GPTW é composta por 2 etapas. Na quantitativa, é necessário que a empresa atinja a amostra mínima de funcionários(as) e que obtenha uma nota igual ou superior a 70%.
Ao atingir as condições da primeira fase, passa-se para a fase de preenchimento dos chamados Pilares For All – etapa qualitativa em que são as avaliadas as práticas das companhias.
Entre os principais insights compartilhados pelo estudo nesta edição, Tatiane Tiemi destacou que 95% das companhias reconhecidas já contam com práticas voltadas aos cuidados da saúde mental de seus colaboradores, enquanto 55% delas oferecem bolsas de estudo para graduação e pós-graduação.
Os benefícios para as universidades corporativas são entregues por 66% das contempladas e 37% delas contam com extensão da licença-maternidade.
A executiva finalizou comemorando os ganhos do reconhecimento para o Brasil, no todo.
“São companhias que servem como modelo e vitrine para que as demais organizações se inspirem, impactando positivamente a vida de seus colaboradores, das pessoas que os cercam e, consequentemente, todo a sociedade do nosso país”.