Em 2018, pela primeira vez, o número de profissionais informais e autônomos passou o de trabalhadores com carteira assinada. O empreendedorismo tem sido a saída viável para profissionais com dificuldades de se recolocar no mercado. Mesmo com o aumento exponencial de novas empresas, boas ideias e gestão correta continuam a fazer a diferença entre negócios que naufragam e que obtém êxito. A consultora em negócios Paloma Oliva dá dica de seis livros para encarar o mundo do empreendedorismo. Confira:
“Negócios Digitais”, de Alan Pakes
A obra se dedica a apresentar os aspectos necessários na hora de construir um negócio online e foca no empreendedor iniciante. “Negócios Digitais” foi organizado por Alan Pakes e contém textos dele e de mais dezessete autores, todos conhecidos empreendedores digitais.
“As Armas da Persuasão. Como influenciar e não se deixar influenciar”, de Robert Cialdini
Vítima de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão para entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” e quais técnicas exploram melhor esses fatores.
“A Startup Enxuta. Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas”, de Eric Ries
O autor dividiu o caminho para emplacar uma startup em três partes, retratados em três capítulos. As partes compreendem visão, direção e aceleração. O livro se propõe a ser bastante didático pela escrita fácil e busca atingir profissionais de administração e empreendedores.
“O poder do hábito. Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?”, de Charles Duhigg
Escrito pelo repórter do The New York Times, Charles Duhigg. O jornalista passou duas décadas pesquisando a origem e o funcionamento dos hábitos funcionam e, mais importante, como eles podem ser transformados para mudar o que não está funcionando.
“De zero a Um. O que aprender sobre o empreendedorismo com o Vale do Silício”, de Peter Thiel
Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor de outras Startups no Vale do Silício, escreve sobre sua visão a respeito da geração de valor, como criar algo que as pessoas precisam antes de elas saberem que precisam.
“Business Model Generation. Inovação em Modelos De Negócios”, de Alexander Osterwalder
O livro foi escrito com a contribuição de cerca de 500 pessoas de todo o mundo, explicando como aplicam modelos de negócios no século 21. A obra busca fugir de fórmulas e cálculos para apresentar história sobre como criar modelos de negócio focado em inovação, amparado em exemplos contundentes como Apple, Nintendo, Microsoft, Skype, entre outros.