Em meio à crise, as empresas buscam, cada vez mais, agilizar os processos e aumentar a eficiência das suas equipes. Por isso, tem crescido os investimentos em treinamentos corporativos em diversas modalidades – de universidades corporativas a treinamentos nas lojas.
Empresas com alta capilaridade, como é o caso natural do varejo, contudo, têm a dificuldade de deslocar grandes contingentes de funcionários para locais específicos a fim de realizar treinamentos. Não à toa, muitas escolhem o EAD (ensino a distância) como solução para reduzir os deslocamentos.
Mas há muitas redes que veem empecilhos na implantação das plataformas. Wagner Oliveira, fundador da Woli, empresa de treinamentos corporativos, dá cinco motivos para as empresas deixarem o receio de lado e adotar definitivamente as ferramentas de ensino a distância, não importa o porte do negócio.
1. Economia financeira
Comparados ao formato convencional, os treinamentos corporativos online apresentam uma economia de até 70% em virtude da ausência de gastos, como hospedagem, alimentação, transporte e locação de espaço. A modalidade a distância democratizou os treinamentos e existem opções para todos os bolsos. O mercado disponibiliza produtos nos quais você compra somente a plataforma e coloca seu conteúdo. O gestor consegue editar a apresentação de maneira prática e bem rápida, com uma grande capacidade de gestão do processo educacional.
2. Absorção do conteúdo
O modelo online permite a utilização de novos recursos educacionais, como a gameficação, a utilização de vídeos e um sistema de avaliação processual que potencializam a absorção do conteúdo e promovem competição saudável. Somados ao ambiente divertido, interativo, e aos objetivos a serem cumpridos, os treinamentos geram resultados práticos de absorção sem monotonia.
3. Flexibilidade de horário
Quando os treinamentos envolvem gestores aparece uma dificuldade a mais: conciliar as agendas. Nos treinamentos online esta dificuldade não existe. Cada profissional completa sua participação no horário que julgar mais conveniente, direto de seu computador, tablet ou smartphone.
4. Controle e métricas
No modelo convencional, a mensuração do aproveitamento é medida de forma rudimentar, muitas vezes considerando somente a quantidade de horas e o número de participantes no evento, ou aguardando o resultado na mudança de desempenho destes profissionais ao longo do tempo. A modalidade online facilita a mensuração. O funcionário participa ativamente, com atividades de conhecimento e recursos de interação com os colegas. Todo o processo avaliativo é realizado em tempo real, o que possibilita a mensuração da qualidade do treinamento e da satisfação dos usuários. O mercado possui plataformas que permitem ao gestor verificar até mesmo o desempenho de diferentes unidades de sua empresa, tudo na tela do computador.
5. Resultados rápidos
A possibilidade de qualificar profissionais sem a necessidade burocrática de um evento físico proporciona resultados mais rápidos. Assim que pronto, um curso online já está à disposição dos funcionários para absorção do conteúdo, que pode ser aplicado no dia a dia da empresa logo na sequência. Esta flexibilidade e rapidez se aplicam também na solução de outro grande problema das empresas, o turnover. Assim que contratado o novo funcionário tem acesso imediato aos treinamentos disponíveis, podendo realiza-los antes mesmo de começar oficialmente suas atividades.