Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 Estratégias para o consumidor enxergar sentido na sua empresa

5 Estratégias para o consumidor enxergar sentido na sua empresa

Mindy Grossman, da HSNi, é uma executiva visionária. Ela listou estratégias que ajudam as empresas a construir valor para os consumidores. Confira

Dubai (Emirados Árabes) Mindy Grossman é uma dessas executivas que inspiram logo no primeiro momento. CEO da HSNi, ela fez a empresa alcançar os US$ 4 bilhões de faturamento – metade desse resultado vem de canais digitais. Com mais de 35 anos de experiência, Mindy desenvolveu grandes negócios, como toda a linha feminina da Nike, foi VP da Ralph Lauren e executiva sênior na Tommy Hilfiger. Foi eleita a mulher do Ano pela Forbes em 2003, uma das 50 pessoais mais inovadoras pela Fast Comoany e é considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo. Carismática, envolvente e visionária, Mindy fez uma apresentação incrível no Shoptalk 2017, em Las Vegas. E repetiu a dose no World Retail Congress, em Dubai.
Em linhas gerais sua apresentação “Tecnologia + Sentido é igual a Vida Conectada”, a executiva trouxe as mesmas ideias e a mesma visão da palestra anterior, buscando conciliar tecnologia e sentido, inovação e propósito para criar conex?es com os consumidores. “Estamos no negócio do significado. Em 2020, teremos 50 bilhões de dispositivos conectados. E nosso trabalho é entender e criar conteúdos para uma vida totalmente conectada”, afirmou Mindy no início de sua apresentação.
O valor do significado vem da compreensão de como a tecnologia pode ser integrada ao conteúdo para criar uma vida melhor. “Pensem que ao invés de milhões de pessoas assistindo a uma tela, temos agora milhões e milhões de pessoas com o mesmo número de telas vivendo experiências diferentes”, provoca a CEO.

Os 5 princípios estratégicos

A mobilidade é a nova loja, não um device, mas o destino das pessoas. Todos são competidores, de qualquer segmento. A competição é de experiências e não de setores. A agilidade é a nova inteligência. Não há mais tempo para esperar. A atualização pessoal é o novo valor e talento é o que vale.  Em meio a esse contexto conflitivo, como criar sentido para os clientes nesse novo mundo?
Mindy oferece 5 pilares para a construção e a oferta de sentido para os consumidores:

  1. Personalização
    Devemos reconhecer o poder do indivíduo e como a tecnologia pode ser motivadora de uma experiência pessoal. Para Mindy “isso é crítico”. “Envolve conteúdo e produto distribuídos em multitelas, considerando que a experiência transmídia deve oferecer esse conteúdo para um storytelling individual, por meio do qual cada pessoa descubra o seu sentido e a sua verdade”.
  2. Localização
    Personalização on-line e dedicação intensa nas lojas, levando-as para próximo das pessoas. A própria HSNi criou uma loja itinerante que leva a experiência da marca para criar conexão com comunidades locais e, ao mesmo tempo, compreender melhor novos mercados potenciais. A loja é montada e desmontada conforme um roteiro, totalmente baseada em um caminhão.
  3. Curadoria
    Usar tecnologias inteligentes que possam criar formas de tornar a vida mais inteligente e simples. Mindy fala sobre soluções que tornem o sono mais agradável, sensores de temperatura, redução de sons, sensações e luzes. Alexa, Nest, equipamentos que hoje se dedicam a fazer o oposto do que a tecnologia costuma fazer: ajudar o nosso sono ao invés de nós fazer ficar acordados.
  4. Generosidade e impacto
    Inspirar novas gerações e empreendedores entregando a esses públicos maior valor e conexão emocional. Um bom exemplo, segundo ela, é criar eventos de mentoria que possam ajudar esses talentos a entender como reimaginar seus negócios e suas vidas numa era plena de tecnologia. A HSNi ajuda a criar novos empreendedores que possam constituir uma nova geração de talentos, conciliando oferta de oportunidades e negócios em uma plataforma. “Mudar vidas, de uma forma emocionante”, defende Mindy.
  5. Experiência – mas que experiência?
    “Entretenimento é importante para nosso negócio. Como usamos nossa paixão e curiosidade para fazer desses sentimentos o nosso negócio?”, afirma a executiva. A ideia aqui é desenvolver produtos culturais, envolvendo designers e marcas para lançar produtos que possam gerar engajamento sem precedentes. A HSNi falou com 28 designers para criar produtos completamente imersos na estética do filme “A Bela e a Fera”, da Disney, além de criar um evento especial, com venda de artigos inspirados no filme, em uma data específica, colaborando tanto para gerar ainda mais sentido ao filme e, em contrapartida, trazendo uma experiência distinta para dentro da loja física. A ideia se transformou em conteúdo para TV e internet e foi estendida para a própria festa de lançamento do filme, criando uma combinação de elementos, fantasia, projeção, identificação, magia para criar sentido para os consumidores.

“Vivemos em um mundo físico, mas temos de usar tecnologia para melhorar nossa vida nesse mundo físico. Como varejistas estamos entregando valor e sentido para as pessoas que fazem parte dessa história, nessa nova vida conectada?”, concluiu a executiva, repetindo o pensamento de sua palestra no Shoptalk.
A grande lição aqui da HSNi é trazer a tecnologia para dentro do negócio e fazer dela um instrumento para criar histórias e conexões poderosas com os clientes.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]