Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 estágios de evolução pelos quais o varejo está passando (parte 2)

5 estágios de evolução pelos quais o varejo está passando (parte 2)

Tecnologia, redes sociais e confiança no consumidor são grandes apostas do varejo. Confira, em mais essa lista, os estágios de evolução do varejo em 2018 e seus desdobramentos para este ano

O portal NOVAREJO aborda o que as iniciativas de inovação disruptivas e incrementais trouxeram de ganho ao varejo em 2018, levando em conta que o desenvolvimento do setor é gradual e que 2019 deve ser a plataforma de lançamento de novidades que surgiram ainda incipientes nos anos anteriores. A base de comparação que o portal traz é o mercado americano, que volta a crescer em números importantes e que sempre serve como referência para o varejo ocidental.

Nesta lista, são abordados temas como o potencial de vendas das redes sociais, o poder dos assistentes de voz e das soluções de realidade aumentada, além da força da publicidade pautada em dados de compras e, por fim, a importância de dar credibilidade ao consumidor em tempos nos quais o sistema financeiro não está tão disposto a dar crédito.

Confira o estágio de evolução do varejo em 2018 em cada um desses temas e seus desdobramentos para este ano:

Redes sociais: potencial visual

A enorme quantidade de pessoas trafegando entre Facebook e Twitter nos últimos anos fez crer que essas pessoas estariam inclinadas a conversar de forma orgânica com as marcas e consumir via redes sociais de maneira natural. No entanto, percebeu-se, com o tempo, que os usuários já não estavam gastando tempo nessas plataformas com esse tipo de interação.

O social commerce parece ter achado seu espaço em outras plataformas. O Instagram pintam como potencial rede para concretização de compras. O aspecto mais visual dessa redes acabou a transformando em vitrine mais eficientes e, por consequência, em plataforma de compra direta. Uma pesquisa da Cowen and Company apontou que quase 30% de usuários do Facebook, Instagram e Pinterest nos EUA compraram um produto de uma marca que eles descobriram nessas plataformas.

Embora o Facebook ainda concentre a maior parte das compras, há uma tendência do Instagram disparar em importância. O segredo do Instagram é o enorme poder que influenciadores e amigos têm sobre as decisões dos consumidores. Agora, parece que as redes sociais encontraram o caminho dos negócios. Uma pesquisa de 2018 da consultoria Sumo Heavy aponta que a principal preocupação entre os usuários de internet dos EUA é sobre como fazer compras nas redes sociais com segurança, com 71% das indicações. Em seguida está a privacidade de dados, para 65% e a legalidade da compra, 64%.

Novos canais: voice commerce

Uma pesquisa da Adobe Digital Insights descobriu que 32% de usuários de smartphones nos EUA possuem um alto-falante inteligente e outros 16% planejavam comprar um na última temporada de férias, o que solidifica a ideia de que o comércio por voz deve ser uma tendência a avançar significantemente nos próximos anos. O ano de 2019 deve potencializar a experiência por voz, mas ainda vai patinar no sentido de oferecer conclusões de compra via assistente sonoro.

A revista The Information, especializada em negócios e tecnologia, apontou, em agosto de 2018, que apenas 2% dos proprietários de dispositivos habilitados para receber a tecnologia Alexa de comando por voz concluíram uma compra ativada por voz. Desses, apenas 10% repetiram o comportamento. O movimento nas plataformas de voz assemelha-se ao das redes sociais no seu boom, muitas pessoas usando, mas uma quantidade muito limitada de compras concluídas dentro da plataforma.

A Adobe confirma isso. Em pesquisa, a empresa mostrou que boa parte dos usuários de assistentes de voz ainda não estão dispostos a comprar, eles estão mais propensos a pesquisar produtos (47% dos entrevistados), criar lista de compras (43%) e comparar preços (32%). A atividade de compras está muito abaixo e entre esses, 25% dizem que fizeram pedidos únicos para entrega, ou seja, gastaram o menos possível, sem serem estimulados a uma segunda compra.

O embarque definitivo na plataforma de voz deve acontecer com produtos mais corriqueiros, que servem para testar a experiência com pouco risco ao consumidor para que ele se acostume com a ideia.

Experiência on-line: realidade aumentada 

Uma estimativa da eMarketer aponta que o número de usuários de realidade aumentada nos Estados Unidos deve crescer cerca de 14,9% nos Estados Unidos, atingindo o número de 58,8 milhões pessoas em 2019. Além disso, espera-se um aumento do uso principalmente entre os 20 milhões de novos usuários, conquistados entre 2016 e 2018. Esse é um trunfo do varejo para potencializar o papel da loja física como centro de experiência, já que, gradativamente, o e-commerce deve ocupar um papel cada vez mais importante nas vendas.

Mas não é só a loja física que deve se beneficiar da realidade aumentada. A tecnologia já permite que clientes fiéis de marcas de roupas e maquiagens tenham alguma experiência longe da loja física, utilizando seus celulares como plataforma de realidade aumentada. A ideia é permitir expandir para o on-line as experiências que hoje só se encontra na loja, onde o consumidor consegue provar a sua camiseta ou as maquiagens que deseja comprar. Aplicativos já permitem que essa experiência seja replicada utilizando a câmera de vídeo dos smartphones.

Big Data: publicidade 4.0

Em um negócio de margens de lucro tão espremidas, os dados se tornam fundamentais para criar estratégias de marketing mais eficientes, mais assertivas e com gastos menores. Essa habilidade de interpretar dados foi o principal motor do crescimento da Amazon em 2018.

O surgimento da Amazon como força disruptiva no mercado de publicidade on-line aconteceu no ano passado. A empresa fechou o ano como o terceiro maior player nos Estados Unidos e deve passar a ameaçar o duopólio estabelecido entre Google e Facebook a partir de 2020. O braço de publicidade da empresa cresceu três vezes mais que o esperado por especialistas no ano passado, chegando a 144,5% em relação a 2017.

Para o varejo on-line isso não é só uma questão de alargar margens, mas, em alguns casos, de sobrevivência, já que, depois da era do e-commerce e da pulverização de players vendendo pela internet, as margens de lucro tendem a diminuir ainda mais por conta do aumento sufocante de concorrentes.Ampliar os negócios em um mercado cada vez mais concorrido (que deve contar com uma globalização inédita e entrada de players alheios aos negócios até então, como indústria) passa a depender cada vez mais do uso inteligente de dados.

Há a discussão sobre como grupos varejistas menores podem criar uma espécie de consórcio para melhorar sua base de dados e catapultar a sua performance por meio de uma estratégia publicitária eficiente baseada em dados.

Crédito: confiança no consumidor

Com a crise de 2008, que afetou profundamente o mundo, em especial os Estados Unido e a Europa, muitos consumidores mais jovens, que estavam experimentando a liberdade de consumir pela primeira vez, foram impactados pela disparada do preço do crédito voltado para o consumo, o que causou uma trava psicológica nesses consumidores que é difícil de derrubar, algo como o efeito da hiperinflação dos anos 80 no imaginário do brasileiro.

Com vista nessa característica cultural, as empresas americanas encontraram uma solução para aquecer o consumo e a confiança. O sistema “compre agora, pague depois” tem emergido. No Brasil, isso pode soar como financiamento, mas a solução pode ir além disso. Muitas opções envolvem juro zero.

A solução tem encontrado adeptos também entre os consumidores de baixa renda e sem conta bancária. Os varejistas que oferecem esse tipo de serviço calculam que os consumidores que não têm acesso a crédito são mais dignos de confiança do que o mercado financeiro faz crer.

A ideia é aproveitar o aumento da renda nos Estados Unidos depois de vencida a recessão, que tem favorecido especialmente a aquisição de produtos mais caros. Uma pesquisa da Comscore relata que as vendas de comércio eletrônico e de móveis cresceram 38% no terceiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior.

O entendimento do mercado é que, sem opções de financiamento para grandes compras, muitos consumidores não concluem suas operações. De acordo com o estudo FuturePay, de 2017, quase dois terços dos americanos que compram pela internet abandonaram em seus carrinhos uma compra com tíquete alto. E tem mais: 15% abandonaram essa compra por falta de opções de financiamento e 8% pelo fato de o processo de pagamento digital ser muito complicado.

Um estudo de outubro de 2018 da BigCommerce sublinha o impacto de tornar as compras dos consumidores mais acessível: 36% dos usuários de internet nos EUA, no Reino Unido e na Austrália disseram que o principal efeito das compras de financiamento é que eles acabam gastando mais e 31% que não teriam feito uma compra de outra forma.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]