Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 DICAS PARA APROVEITAR A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

5 DICAS PARA APROVEITAR A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Saiba como aproveitar o dinheiro sem perdas e com oportunidades de bons investimentos

O sexto lote do Imposto de Renda 2015 será pago a partir do dia 16 de novembro. Todo dinheiro extra é bem-vindo, mas antes de gastá-lo alucinadamente, vale pensar e investir a quantia da melhor maneira possível. Para ajudar, o diretor da Mongeral Aegon Investimentos, Cláudio Pires, aponta cinco dicas de como aproveitar da melhor forma o valor da restituição sem perdas e ainda com oportunidade de bons investimentos. Confira o que diz o executivo:

Leia Mais: Seis dicas financeiras para jovens casais

1) Pague suas dívidas – ?Dinheiro extra é ótimo para quitar dívidas que estejam prejudicando o orçamento da casa ou da família. No atual cenário econômico, com a taxa Selic acima de 14% ao mês, pode ser uma ótima ideia usar a restituição para quitar cheque especial, cartão de crédito ou empréstimos e contas atrasadas. Essas dívidas podem pode virar uma bola de neve difícil de controlar. Além disso, os juros geralmente são maiores que o rendimento dos investimentos. Aproveite para se livrar dessas preocupações.?

2) Faça uma reserva financeira – ?Tem épocas que sobra mês e falta salário. Para não apelar para empréstimos bancários, mantenha uma reserva financeira compatível, no mínimo, com um mês dos seus gastos. Procure alternativas que rendam mais que a poupança. Com o atual cenário econômico de redução de postos de trabalhos e demissões, o ideal é guardar o equivalente à renda necessária para manter a família por pelo menos um mês.?

Leia Mais: Refinanciar imóvel exige cautela

3) Invista para melhorar a renda familiar – ?Se você não tem dívidas, é uma ótima oportunidade de investir, principalmente em fundos que têm rendimento atrelado aos juros. A escolha vai depender também do seu perfil de investidor, do valor da restituição e do seu objetivo com o investimento. Quem pensa em um investimento de longo prazo para melhorar a renda familiar quando se aposentar, é bom avaliar os investimentos de renda fixa. Eles são uma boa opção para quem não quer correr muitos riscos na hora de investir, mas quer um retorno maior do que a poupança.?

4) Previdência Privada – ?Se você é o responsável por manter seu padrão de vida na aposentadoria, o quanto antes você começar a se preparar, melhor. Com aplicações mensais a partir de R$ 100, é possível investir em um plano de previdência privada. É uma forma de realizar seus sonhos, como juntar dinheiro para abrir seu próprio negócio ou garantir recursos para a educação do seu filho no futuro. Você faz uma reserva financeira e pode optar, no final do tempo estipulado, por receber uma quantia de uma vez só ou como uma renda mensal.?

5) Aporte na previdência, vantagens fiscais para o próximo ano – ?Se já tem uma previdência privada, é hora de aproveitar as vantagens fiscais e reinvestir, fazendo um aporte no seu plano. Quem faz a declaração completa do imposto de renda e tem um plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), pode aproveitar a restituição para fazer um novo aporte. Assim, além de poupar, pode deduzir no próximo ano suas contribuições em até 12% da renda bruta anual tributável, desde que contribua com o INSS ou regime próprio de servidores públicos. Para isso, o aporte pode ser feito até 30 de dezembro, para contar para o Imposto de renda de 2015.?

Leia Mais: Mesada: dar ou não para os filhos?

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]