Pesquisar
Close this search box.
/
/
Seis dicas financeiras para jovens casais

Seis dicas financeiras para jovens casais

Listamos ações valiosas para quem vai casar, já casou ou simplesmente quer realizar planos a dois e precisa juntar uma grana

 
Planejar uma vida financeira sozinho não é fácil. Organizar a equação relação entre o que se ganha e o que se gasta muitas vezes é difícil, o que dirá para quem acabou de começar a conviver com outra pessoa. Para ajudar, ouvimos um especialista que apontou dicas valiosas. A principal, claro, parte do diálogo.

?Meu conselho é que, mesmo antes do casamento, o casal tenha a disciplina de sempre economizar parte do que ganha, que defina em conjunto os objetivos financeiros e que procure um consultor financeiro ou consultor de investimento independente para ajudar a planejar a conquista desses sonhos?, diz Alisson Ramos, Gerente Regional do Bullmark Financial Group, empresa brasileira especializada em gestão de patrimônio e assessoria financeira independente.

O diálogo vale, inclusive, para falar de coisas não tão agradáveis. ?Casamento é a construção de uma nova família e crescer juntos, inclusive financeiramente, é importante. Quando um dos cônjuges já possuir patrimônio e outro não, também deve existir um diálogo honesto. A prévia determinação de como isso será tratado no futuro, principalmente no caso de divórcio, deve estar clara para todos. Diálogo e aconselhamento profissional são essenciais?, diz. Com a ajuda do consultor, elaboramos uma lista de seis dicas para ajudar os jovens casais a se planejarem.

Conversas abertas – O primeiro passo para iniciar um patrimônio financeiro é o casal desenvolver o hábito de conversar abertamente e frequentemente sobre as finanças da família. Junto disso deve existir um controle financeiro;

Festa de casamento ? o planejamento começa já antes de casar. ?Por causa da ansiedade em realizar a festa de casamento dos sonhos, muitos casais acabam se endividando mais do que deveriam e já começam uma nova etapa de suas vidas com o primeiro problema da família?, revela Ramos. Assim, se a cerimônia é importante, o ideal é determinar a data, identificar o custo total do sonho, elaborar um planejamento financeiro e começar a poupar o dinheiro necessário com antecedência;

Busque uma consultoria financeira ? independentemente da renda, qualquer pessoa que possua uma vida economicamente ativa precisa de uma consultoria financeira independente, indica Ramos. ?Junto com o cliente, realizamos um diagnóstico da sua vida financeira e elaboramos um planejamento estratégico, levando em conta diversos fatores, entre eles o perfil e as expectativas individuais?;

Poupança ? A família precisa, sem afetar a sua qualidade de vida, chegar a um panorama onde consiga poupar dinheiro, se possível todos os meses. Ou seja, é necessário gastar menos do que se ganha;

Objetivos alinhados ? para poupar mais, é ideal determinar os sonhos dessa família. Não adianta o objetivo financeiro prioritário do marido ser a compra de um carro esportivo e o da esposa ser uma viagem romântica para Paris. Os objetivos precisam estar alinhados e de comum acordo. ?A partir do contexto onde há dinheiro sobrando e objetivos comuns definidos, um consultor de investimentos pode criar uma estratégia de investimento personalizada?, conta Ramos;

Alugar ou comprar? – Se colocarmos na ?ponta do lápis?, principalmente no cenário atual do país, com a taxa básica de juros em alta, verificamos que financeiramente a compra de imóvel não compensa, seja através de financiamento ou até mesmo em pagamento à vista. Mas, segundo o especialista, ?existem várias opiniões a respeito dessa questão e todas têm argumentos plausíveis?.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]