Eles raramente são brandlovers, querem mesmo é saber do coletivo e não têm medo de fazer o próprio negócio – fracassar e começar de novo. Essas são algumas informações centrais colhidas por uma pesquisa do Think With Google que ajuda a nortear marcas e criadores de conteúdo que pretendem atingir quem nasceu na metade da década de 1990 e hoje tem até 24 anos, ou seja, a chamada Geração Z.
Bem diferente dos Millennials em muita coisa, a GenZ já faz suas próprias regras quando o assunto é consumo e percepção de mundo.
A Geração Z está matando diversos setores do mercado. E agora?
Por isso mesmo, listamos aqui as tendências de comportamento mais importantes deste grupo – e que a partir de 2020 só devem crescer em relevância. Confira:
1. SEM INTERMEDIADORES
Jovens desta geração costumam fazer e consumir seus próprios conteúdos, sem precisar de intermediários. Ou seja, a conversa e a troca é muito mais horizontal, por isso quem quiser se comunicar com eles precisa estar em lugar de igualdade.
2. MARCAS?
A GenZ é menos conectada com marcas grandes do que os Millennials. Segundo o Google, em seu relatório, muitos nem conseguem lembrar de uma brand da qual sejam fiéis. A Nike está entre as que conseguiram quebrar essa barreira, por exemplo. Já a Apple, queridinha da GenX, fica apenas em quinto lugar, dentre 20 opções citadas.
3. SEJA DISRUPTIVO
Esqueça banners e anúncios. Publicidade tradicional definitivamente não funciona com os jovens Z. Cerca de 64% dos entrevistados disse gostar de um vídeo de marca apenas quando é autêntico e reproduz a realidade.
4. ESPELHO, ESPELHO MEU…
Apesar de terem um grande interesse por meio-ambiente e sustentabilidade de uma forma geral, se preocupam cinco vezes mais com questões pessoais, como alimentação e dietas para emagrecer. As informações são do Google Consumer Survey 2019.
5. ALFABETIZADOS DO YOUTUBE
A GenZ usa o Youtube para aprender sobre praticamente tudo, inclusive sobre o que vão fazer no futuro. Temas como empreendedorismo tendem a crescer em importância para essa parcela da população. Para se ter ideia, de 2017 para 2018, o tema cresceu 200% nas buscas de conteúdo do Youtube.
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