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5 dicas de arquitetura para lojas

5 dicas de arquitetura para lojas

Porque o ponto de venda tem de ser mais do que bonito. Precisa ser funcional e confortável

Planejar a arquitetura de uma loja é um dos pontos fundamentais de quem busca o sucesso do seu empreendimento. Em varejo, mais do que beleza, o que conta é que o espaço também seja confortável e funcional. A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquitetura comercial, separou 5 dicas de arquitetura para loja para quem deseja abrir seu negócio e conquistar os clientes pelo charme. Confira:

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1. Localização: a localização da loja influencia em vários fatores da estrutura do empreendimento. “Algumas lojas vão precisar priorizar a segurança, outras a iluminação. Tudo depende de onde elas estão. Lojas de shopping são diferentes de lojas de rua, por isso a localização é tão importante. Mais do que ter um ponto movimentado para loja, o importante é estudar o local para conhecer a vizinhança, a concorrência, etc”, disse Marina, em nota.

2. Vitrine: a vitrine é o cartão de visitas da loja e deve estar sempre arrumada e atualizada. “É a vitrine que anuncia os produtos e atrai o consumidor a entrar na loja, por isso ela deve ser coesa com o que a marca deseja passar e com o tipo de público que quer atrair. Mudanças na vitrine devem se feitas depois que a loja fecha, para que o consumidor tenha a oportunidade de se surpreender com o que está exposto”, explica a arquiteta.

3. Estrutura da loja: ter uma vitrine atraente é o primeiro passo para influenciar o consumidor a comprar, mas ter uma loja bonita, organizada e funcional pode ajudá-lo a decidir sobre a compra. “Todo mundo gosta de entrar em lojas que estejam bem iluminadas, arrumadas e bem conservadas. Para tanto, além de servir produtos de boa qualidade, a loja precisa contar com uma ótima estrutura em móveis e acessórios para servir bem seu cliente”, lembra Marina.

4. Priorize a circulação: é muito importante que o cliente, ao se sentir atraído por uma vitrine, possa se sentir a vontade para entrar na loja e circular por ela, daí a importância de o espaço estar livre e otimizado. “Nada pior do que entrar em uma loja e ter a sensação de que ela está bagunçada e que existem coisas em excesso. Isso espanta o cliente. Por isso, cada coisa deve ficar no seu lugar, priorizando a circulação e facilitando o acesso aos produtos”, avisa a arquiteta.

5. Contrate um arquiteto: ter mão de obra especializada trabalhando no projeto de arquitetura para loja é importante, pois o profissional da área pode adequar o espaço disponível as necessidades da marca, além de criar um ambiente agradável para os clientes e colaboradores. “Mais do que ter uma loja bonita, é necessário ter um espaço funcional e único, e isso a arquitetura comercial pode criar”, finaliza Marina.

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