Algumas pessoas pessoas podem associar moda com superficialidade, mas a verdade é que as marcas do mundo fashion estão entre as mais inovadoras da atualidade. De acordo com Natalie Nixon, diretora do MBA de design estratégico na Universidade da Filadélfia, isso se deve principalmente por causa da visão única e inovadora que os designers de moda têm sobre os negócios.
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O fashion thinking é uma estrutura que ajuda negócios que não tem necessariamente algo a ver com moda a pensar como um designer de moda. Eles são excelentes em criar desejo, glamour e mistério em torno de produtos que não são essenciais.
Durante o NRF – Retail?s BIG Show, um dos maiores eventos sobre o setor do mundo, organizado pela NRF (National Retail Federation), a associação norte-americana de varejo, que terminou nesta quarta-feira (20) em Nova York. Natalie defendeu que mesmo varejistas que não trabalham com moda podem aprender muito com elementos do setor.
Descubra a seguir três lições do universo fashion que podem colaborar com outros segmentos de negócio no varejo:
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1. Tenha coragem de manter uma mente aberta
Designers de moda são ousados e têm a mente aberta em termos de fonte de inspiração. No geral, boa parte das empresas se mantém em suas zonas de conforto ou segurança, obtendo ideias a partir dos mesmos métodos e processos de pensamento. Já os designers de moda agem diferente: eles buscam inspiração atrás de cada canto, embaixo de cada pedra, a partir de qualquer subcultura até os altos escalões da sociedade, para criar algo que faça sentido para os consumidores.
2. Use a beleza para criar conexão com o consumidor
As pessoas tendem a subestimar o papel da estética na estratégia de negócio e na conexão com clientes. Hoje em dia os consumidores são bombardeados de opções e possibilidades de escolha. Como seres humanos, respondemos fundamentalmente à beleza e, apesar de ela ser subjetiva, designers de moda prestam atenção aos detalhes da apresentação e a maneira com que você experimenta algo – e isso não deve ser subestimado. Todas as empresas consideradas mais inovadoras prestam muita atenção na beleza e no design – elementos que nos fazem humanos. A beleza não deve ser aspecto secundário: ela acaba tornando sua experiência mais significativa.
3. Atitude open source
A co-criação aplicada pelos designers de moda nunca foi tão fácil de fazer quanto hoje em dia, diante de tantas plataformas tecnológicas que permitem que você possa criar junto com o seu público. Esta estratégia permite que você preste atenção em como eles respondem à experiência, incorporando essa informação na sua oferta. Designers de moda fazem isso rapidamente, e os varejistas também podem adquirir essa agilidade.
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Com informações de Jennifer Overstreet, do NRF – Retail?s BIG Show