/
/
43% das empresas querem investir em nichos

43% das empresas querem investir em nichos

Pesquisa da consultoria Vecchi Ancona mostra que empresas buscam alternativas para a crise

As empresas brasileiras não querem inventer a roda neste momento, mas buscam oportunidades em pequenos espaços. Levantamento da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica mostra que 43% das empresas querem investir em nichos de mercado ou produtos para enfrentar o momento econômico atual.

Embora essa parcela esteja em busca de novas rotas, a solução mais buscada para este momento é mesmo reduzir custos e despesas, segundo mostrou 67,5% das entrevistadas.

Outras 56% acreditam que é hora de otimizar processos, ao passo que 29% entendem que precisam direcionar seus negócios. Apenas 19% citam que o momento é o ideal para investir em pessoas e recursos. E apenas 2,5% dos entrevistados entendem que essa não é hora para fazer mudanças, mas aguardar.

?Em uma análise macro, pudemos sentir que apesar da maioria das empresas entenderem que devem tomar medidas efetivas para enfrentar o momento econômico brasileiro, estão sendo bastante conservadores, e de certa forma, mantenedoras das condições e modelos de gestão atuais?, avaliou, em nota, Ana Vecchi, sócia-diretora da consultoria.

Para Paulo Ancona Lopez, sócio-diretor da consultoria, há uma expectativa de que as empresas promovam mudanças efetivas a partir de agora. ?Nossa expectativa era de que as empresas se posicionassem de forma mais efetiva e ousada no enfrentamento da crise até para que, passado esse momento, elas estivessem mais preparadas para um novo mercado e um novo posicionamento perante o mercado e concorrentes?, disse, em nota.

Para o futuro, 64% dos entrevistados disseram que esperam que o mercado e a economia devem exigir mudanças inovadoras por parte do empresariado; 34% acham que tudo permanecerá como está por mais um ou dois anos; 33% dizem achar que o mercado e a economia vão exigir modernização por parte das empresas; 20% entendem que os cenários devem piorar nos próximos dois anos e 17% acham que tudo vai melhorar nos próximos dois anos.

Leia mais 

40% vivem fora da realidade financeira

Demanda das empresas por crédito cai 7,8%

Varejo brasileiro recua 3,5% em julho

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]