/
/
Demanda por crédito cresce em três estados do Sudeste, aponta Serasa Experian

Demanda por crédito cresce em três estados do Sudeste, aponta Serasa Experian

Consumidores com renda de até um salário mínimo foram os que mais buscaram crédito no levantamento do Serasa

Em fevereiro, três dos quatro estados da região Sudeste registraram crescimento na procura dos brasileiros por recursos financeiros na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, da Serasa Experian.

O levantamento revelou que Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais apresentaram alta, enquanto o Espírito Santo teve retração no período. O destaque positivo ficou com o Rio de Janeiro, que teve a maior variação percentual entre os estados da região: a procura por crédito cresceu 5,7 pontos percentuais, passando de 8,7% em fevereiro de 2024 para 14,4% neste ano.

O Indicador é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. Veja as informações estaduais da região na tabela a seguir:

Na visão nacional, em fevereiro de 2025, a procura dos consumidores por crédito registrou alta de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada principalmente por faixas de menor renda. Os dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian.

Demanda de crédito por renda

De acordo com o levantamento, os consumidores com renda de até um salário mínimo foram os que mais buscaram crédito no período (17,3%). Em seguida, apareceram os que recebem entre um e dois (13,7%). “Diante do cenário inflacionário, especialmente com a recente pressão sobre os preços dos alimentos, quem recebe até um salário mínimo acaba sendo mais impactado. Por isso, o aumento na procura por crédito entre essas famílias pode estar relacionado à necessidade de manter o consumo básico de subsistência”, avalia a economista da Serasa Experian Camila Abdelmalack.

Variação por UFs

Ao analisar as Unidades Federativas (UFs), o levantamento aponta que os consumidores do Amapá tiveram a maior procura na demanda por crédito em fevereiro (32,1%). Em segundo lugar ficou o Acre (31,1%), seguido pelo Pará (30,5%).

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]