Uma mídia em ascensão e que pode ser baixada e consumida a qualquer momento. O podcast vem desenhando um mercado e está conquistando seus ouvintes com mais frequência. Segundo um estudo do Ibope Inteligência, 40% dos brasileiros já ouviram um podcast, um número que equivale a 50 milhões.
No entanto, outros 32%, aproximadamente 39 milhões de internautas, não sabem o que é um podcast. A pesquisa foi aplicada dos dias 15 a 18 de janeiro com duas mil pessoas. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados no formato.
Os homens representam 45% daqueles que já ouviram ao menos uma vez. Já em relação às mulheres, esse percentual cai para 36%. Em meio aos jovens, o podcast já foi ouvido por 47%.
LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!
Fidelidade
Entre os ouvintes que escutam diariamente, o número chega a 16 milhões de internautas ou 19% do total de usuários da internet. O celular é o principal suporte para o consumo, seguido do computador e do tablet.
Já sobre as plataformas mais utilizadas, o YouTube é preferido por 42% dos entrevistados, seguido pelo Spotify, com 32%.
De acordo com Marcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, o podcast é considerado uma tendência. “Se nos basearmos na tendência de outros países como os EUA, por exemplo, é um grande potencial”, diz.
Segundo o estudo, a audiência desse tipo de mídia naquele país chegará a 76,4 milhões em 2019.
JÁ VIU? Mercado de influenciadores deve movimentar R$2,3 bi em 2019