/
/
4 Estratégias da Raia Drogasil para crescer em 2017

4 Estratégias da Raia Drogasil para crescer em 2017

A companhia apresentou resultados positivos em 2016 e tem plano de crescer ainda mais em 2017, com abertura de lojas e disseminação de propósito. Veja como

Foram 212 lojas abertas em 2016 e um lucro 27% maior. Os resultados da Raia Drogasil mostraram que não foi todo mundo que sofreu nos anos de crise. Ainda assim, a empresa não encara o ano que está começando como um ano fácil, apesar da retomada.
“Vimos a possibilidade de crescer e ganhamos força na fraqueza do concorrente”, afirma Marcílio Posada, presidente da companhia. “Ainda assim, o cenário ainda é conservador e para 2017 estamos buscando diluir as despesas para entrar melhor em 2018”, considera.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Segundo o executivo, em 2017, a Raia Drogasil vai seguir o plano estratégico iniciado em 2014, que inclui expansão, investimentos em novos formatos, investimentos no segmento de beleza. “Nosso novo plano de fidelidade é outro tema importante para este ano para melhorar a aderência ao consumidor”, diz o executivo.
Neste ano, a companhia segue com o plano de abrir 200 lojas, incluindo a aceleração da expansão da Farmasil, apesar do fechamento das quatro lojas da marca. “A Farmasil é um mercado completamente marginal para a gente. Agora a gente entendeu como ele funciona e começamos a ver como andar com esse projeto. Vamos abrir 200 lojas neste ano e nos preocupamos com a sustentabilidade desse processo de abertura. Temos um formato Raia Drogasil caminhando bem e a Farmasil vai entrar nesta abertura”, afirma Posada.
Confira as quatro prioridades da Raia Drogasil para crescer em 2017.
1. Plano Estratégico
Em 2014, a companhia criou um plano com foco em expansão, formatos, gestão de categorias e CRM. A ideia para 2017 é seguir este plano, com abertura de 200 lojas, ingressando em três novos mercados. A companhia agora pretende expandir o formato da Farmasil, cujo piloto foi concluído. Em gestão de categorias, a companhia quer avançar em beleza e implantar uma nova plataforma de precificação, otimizando preços por mercado com base na elasticidade da demanda. Em CRM, a ideia é investir em multicanal e relançar o programas de fidelidade, que está sendo redesenhado pela Dunnhumby, a fim de alavancar a personalização com as plataformas da varejista.
2. Participação de mercado
A Raia Drogasil quer aumentar a presença no mercado. “Apesar das quedas da inflação e da taxa de juros, acreditamos que a atividade econômica se manterá fraca, com baixo crescimento do PIB e execução declinante por parte de diversos competidores. Acreditamos que a consolidação do mercado é um jogo de resiliência, e que o balanço forte e a consistência na execução nos permitirão grandes avanços de participação de mercado em um cenário tão desafiador”.
3. Despesas
Diluir as despesas é um dos grandes focos da companhia para ganhar produtividade e crescer em 2017. “Vislumbramos uma possibilidade concreta de diluir despesas em função da queda da inflação, especialmente no segundo semestre”, disse a empresa. Na ponta do lápis da empresa estão as despesas com eletricidade, custos de mão-de-obra, que serão adaptados de acordo com o plano de carreira e as grades salariais, e aprimoramento da plataforma de TI para aumentar a produtividade das lojas. Neste processo, a automação no CD da companhia em São Paulo. “Em um contexto de pressão por conta de menor ganho inflacionário sobre os estoques, contamos com o sucesso destas iniciativas para defender nossa margem atual”.
4. Transformação cultural
No ano passado, a empresa fez uma reflexão para entender a própria identidade e propósito e em 2017 a ideia é espalhar isso pela empresa. “O grande tema do ano vai ser realmente a clareza de começar a engajar e disseminar a cultura através de um propósito inspiracional. Vamos engajar as pessoas”, afirma Posada. A iniciativa é parte da reestruturação do RH da empresa, realizada em 2014. O objetivo é empreender uma transformação cultural, disseminando essa identidade para os colaboradores e demais stakeholders. “Nosso grande objetivo é potencializar o engajamento através de um propósito que inspire e redefina como o nosso time percebe o seu trabalho e se relaciona com os nossos clientes, bem como a forma como somos percebidos por todos nossos stakeholders e pela sociedade em geral”, disse a empresa em relatório.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]