Publicitária por formação, Gelma Franco se tornou especialista em cafés por pura paixão. Há 13 anos a frente dos negócios do IL Barista Cafés Especiais, a empresária é considerada precursora de uma categoria até então inexistente: a de boutique de café gourmet.
Leia também:
8 Startups comandadas por mulheres
?Quando inaugurei minha primeira loja, em 2003, a palavra barista não constava nem no dicionário da língua portuguesa. Foi um grande desafio incutir o hábito de tomar um bom café na rotina do paulistano e, ser uma das precursoras desse novo conceito me enche de orgulho e satisfação?, conta a empresária.
Seu pioneirismo foi reconhecido nacionalmente, em 2007, quando Gelma Franco foi indicada ao prêmio Mulher Empreendedora, do Sebrae. Reconhecido também é o café do IL Barista, que figura entre os melhores cafés de São Paulo nos últimos anos, Gelma também é gestora da cafeteria do Museu do Café, em Santos, um ícone no mercado mundial.
Veja a seguir as quatro dicas da empresária para ser uma mulher empreendedora num país chamado Brasil:
Leia também:
Os 10 setores mais bem avaliados pelas mulheres
1) Ter resiliência: Você vai precisar, ainda mais sendo mulher,esposa, mãe e empresária num país sem claras regras fiscais e com altas taxas e impostos.
2) Ser ponderada e responsável: Existe uma grande responsabilidade em ser empregadora neste país. Não existem problemas sem solução. Precisa ?respirar? e ser bem ponderada. Se colocar no lugar do ??outro? , ser mais flexível e observadora antes de tomar qualquer decisão.
3) Ter feeling: Precisa ter feeling para o ??novo??, ter garra, persistência e humildade. Não ter medo de Inovar e sempre manter o desejo de aprender.
4) Ter paixão: E ter muita paixão pelo negócio. Sem isso, fica difícil de se manter no mercado e ter sucesso.
Leia também:
10 Mulheres de negócios que você precisa conhecer