O comércio eletrônico espera movimentar milhões no Dia do Consumidor Brasil, iniciativa das lojas online brasileiras que ocorre hoje (16), um dia após o Dia Internacional do Consumidor, comemorado ontem (15). Muitas marcas estão fazendo promoções para aproveitar o pico do dia e esperam alto movimento. E seu e-commerce está preparado para este pico?
Segundo Carlos Júnior, responsável pelo Atendimento ao Cliente da Loja Integrada, investir em suporte ao cliente faz as vendas aumentarem. Ele explica que 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto.
“Ter um suporte para dúvidas é um fator extremamente decisivo para que as pessoas comprem seus produtos e continuem confiando na empresa”, afirmou o executivo. Chat ou SAC Online é o recurso mais usado para tirar dúvidas. Na empresa, esses canais representam 52% dos atendimentos, seguido pelas ferramentas da Web nas redes sociais, com 48%.
Leia também
O comportamento do consumidor durante a crise
De acordo com Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da empresa, a falta de atendimento pode diminuir o faturamento da loja ou até prejudicar a reputação. “O consumidor está cada vez mais exigente e antenado. Disponibilizar vários meios de contato e ter uma central de atendimento com artigos e vídeos de treinamento é sinônimo de agilidade”, disse.
Veja quatro dicas para aumentar a conversão em um dos dias de maior movimento do e-commerce brasileiro do primeiro semestre.
1. Treine e Qualifique: é essencial para um atendimento perfeito. Palestras sobre a cultura da empresa, cursos, debates sobre cases de sucesso e reuniões que simulem as situações em que o atendente deverá agir são ótimas estratégias.
2. Contrate profissionais de atendimento: se sua loja vende artigos para esteticista, por exemplo, tenha pelo menos uma profissional no atendimento ou dando consultoria aos outros atendentes.
3. Invista em suporte interno: para quando os atendentes não souberem passar alguma informação para os clientes, assim poderão recorrer a essa ajuda e não correrão o risco de passar um dado errado.
4. Motive a equipe: O bem-estar da sua equipe influencia no relacionamento direto com o seu cliente. Desenvolva programas de metas, entregue prêmios e brindes para os melhores atendimentos. Sua equipe se sentirá motivada e valorizada.
Leia também
E-commerce deve faturar mais no Dia do Consumidor