Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 Formas de evitar a corrupção na sua empresa

3 Formas de evitar a corrupção na sua empresa

Especialista dá dicas de governança para ajudar a prevenir o desvirtuamento do seu negócio

A corrupção é um problema que todas as empresas estão sujeitas. Seja para obter uma licença de funcionamento até a conquista de uma grande licitação, o risco de ceder à tentação de facilitar etapas é muito grande. E isso acontece em todos os níveis.

Leia também:
Como a crise política afeta o seu negócio? 

?Desde que a lei anticorrupção ? o Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) ? começou a ser aplicada nos Estados Unidos, isso modificou a forma como as empresas devem se relacionar, principalmente em relação às informações que dão para o público e o relacionamento com entidades públicas?, afirma Dr. Flávio Menezes, sócio do escritório Menezes Advogados, especializado em direitos do comerciante nos setores de varejo, atacado e franquias.

O advogado explica com exclusividade à NOVAREJO quais são as maneiras mais apropriadas de se evitar que a corrupção aconteça dentro da sua empresa:

1) Invista em governança corporativa
A melhor forma de prevenir corrupção é através de cultura corporativa. Quanto mais a empresa assume o compromisso público de ser uma empresa idônea e correta, e isso fizer parte da cultura empresarial da corporação, e ela puder comunicar isso para o seu público através dos controles de governança corporativa, melhor. Isso tem que estar no seu planejamento estratégico, valores e missão, principalmente quando são empresas que por sua natureza de alguma forma vão se relacionar ou prestar serviços a órgãos públicos.

Leia também:
Pessimismo aflige consumidor brasileiro 

2) Busque sempre vantagens competitivas que estejam dentro da lei
Subornar para obter vantagem concorrencial ilícita não pode fazer parte do hall de saídas e alternativas do empresário ou do advogado. Existem diversas formas de se obter auxílio neste sentido, ainda mais quando se tem razão e direito ? o suborno é sempre o pior caminho. Precisamos sempre nos valer do Poder Judicial sempre que uma situação não estiver ocorrendo de maneira regular ou adequada.  Apesar da imagem de morosidade, a Justiça vem operando via liminares para situações emergenciais que precisam de decisões rápidas, pois elas reduzem o impacto de sua própria lentidão. Em outras palavras, o próprio Judiciário entendeu que não conceder liminar pode causar danos futuros, portanto existe há uma tendência de concessão de liminares para situações de emergência.

3) Estabeleça estratégias de contingenciamento
Dependendo do nicho onde está inserido, o empresário tem maior ou menor risco de ser envolvido em algum caso de corrupção, com ou sem razão, sendo culpado ou inocente, ou mesmo por indicação de um concorrente. Quanto maior o setor de exposição em que se encontra, mais ele precisa de um plano de contingenciamento, pois até agindo sem culpa, podemos ser surpreendidos. Qualquer desvio de um colaborador ou funcionário, mesmo que não seja de verba, pode impactar a imagem da empresa: denúncias, infrações e investigações no Ministério Público podem afetar diretamente o valor da empresa junto ao mercado. Assim, a empresa precisa fazer planos de contingenciamento para tentar minimizar esses impactos e consequente dano ao caixa e posteriormente ao próprio valor da marca.  

Leia também:
MPEs de SP registram o pior faturamento em 18 anos 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]