Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumidores usam pagamentos digitais tanto quanto acessam o e-mail

Consumidores usam pagamentos digitais tanto quanto acessam o e-mail

Pesquisa global da Experian mostrou que nove em cada dez brasileiros consideram carteiras digitais seguras

A realização de transações financeiras online se torna cada vez mais cotidiana na vida dos brasileiros. Impulsionados pelas mudanças trazidas pela pandemia, o uso de métodos de pagamento como carteiras digitais, BNPL (compre agora e pague depois) e serviços bancários online é frequente. Isso ficou claro na Pesquisa Global Insights da Experian: consumidores recorrem aos pagamentos digitais tanto quanto acessam o e-mail.

pagamentos digitais crescimento
O uso de pagamentos digitais faz cada vez mais parte da rotina dos brasileiros. Crédito: Pesquisa Global Insights da Experian.

Realizada em março deste ano com 6 mil consumidores e 2 mil empresas de vinte países, a pesquisa mostrou que a quantidade de brasileiros que confiam e buscam opções digitais é maior do que no resto do mundo. No País, 87% das pessoas confiam nos aplicativos de e-commerce para realizar compras online, enquanto a porcentagem global fica em 65%. O mesmo ocorre quando o assunto são as carteiras digitais: 87% dos brasileiros consideram a ferramenta segura. Globalmente, o número cai para 72%.

O fato de nove em cada dez brasileiros reconhecerem confiança nas carteiras digitais tem a ver com a busca por velocidade e segurança. Com elas é possível acabar com o uso da carteira física e realizar compras online e offline, com pagamento por aproximação.

“A pandemia ajudou a inserir ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Essa modalidade de pagamento simplifica a jornada do cliente, pois a torna mais ágil, segura e sem atrito. Isso é importante, pois a pesquisa também aponta que os consumidores desejam uma experiência online positiva e que os principais fatores que contribuem para isso são sentir segurança e conveniência no acesso a produtos ou serviços”, afirma Caio Rocha, head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Diante desse cenário, as empresas precisam investir em experiências online positivas, com estratégias bem definidas de verificação de identidades e prevenção de fraudes, a fim de passar segurança na transação, oferecer acesso conveniente ao produto ou serviço e login facilitado. O momento e a previsão de crescimento dos pagamentos digitais abre grandes possibilidades de mercado, sairá na frente quem entender as necessidades do atual consumidor.

Consumidor consciente em busca de segurança e experiência

Já acostumado com as vantagens do digital, como a rapidez, o consumidor passou a se preocupar mais com a segurança das transações e atividades online. Com isso, ele acabou construindo consciência e compreensão sobre métodos de segurança avançados e práticos. Um exemplo é a biometria para reconhecimento e login, com a qual 60% dos consumidores se sentem mais seguros agora do que há um ano.

Entre as principais preocupações do consumidor a nível global estão roubo de identidade; golpes por e-mail, telefone e phishing; roubo de dados de cartão de crédito; privacidade online e fake news. Ao mesmo tempo, há uma confiança de que as empresas trabalham para evitar questões como essas e dar suporte aos clientes.

pagamentos digitais segurança
Os consumidores colocam a empresa como responsável pela segurança. Crédito: Pesquisa Global Insights da Experian

A boa notícia é que, cada vez mais, as empresas devem ter acesso a dados para melhorar a experiência e as estratégias de reconhecimento e prevenção à fraude. Isso porque o consumidor está disposto a oferecer informações pessoais em troca de segurança, conveniência e personalização.

Quando a empresa comunica com transparência o motivo do uso dos dados, a confiança tende a aumentar, afinal, 90% das pessoas querem saber como as informações são utilizadas.

Grandes oportunidades digitais

Aumento dos pagamentos digitais e consumidor mais engajado são ingredientes que criam um terreno significativo para as empresas ganharem confiança e aumentar a base de clientes. Quem conseguir superar as expectativas e garantir a segurança frente à fraudes cada vez mais complexas, terá vantagem competitiva. Para isso, vale atentar-se a:

  • Aproveitar e alavancar as vantagens da Inteligência Artificial;
  • Integrar sistemas financeiros, formando um conjunto de soluções;
  • Apresentar tecnologias novas e mais seguras, como novas formas de fazer login de proteger os dados;
  • Educar consumidores sobre como os dados são utilizados;
  • Explorar soluções que agreguem tecnologias emergentes.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]