Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasil é terra do Pix, mas saque em dinheiro segue popular

Brasil é terra do Pix, mas saque em dinheiro segue popular

Muitas pessoas estão acostumadas a lidar com dinheiro em espécie e essa cultura pode ser influenciada por hábitos familiares ou regionais, onde o uso do dinheiro físico é mais comum

Apesar da evolução dos meios de pagamentos, o saque em dinheiro continua popular no Brasil. Mesmo com novas modalidades como o Pix, além dos já tradicionais cartão de crédito e de débito, um estudo da TecBan com o instituto de pesquisa Datafolha mostrou que, ao todo, 54% da população do Brasil com conexão à internet ainda tem o saque como uma das funções bancárias cotidianas. Os dados apontam para um crescimento de 12 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Além disso, mesmo com o avanço do acesso à internet e da popularização dos bancos digitais, o caixa eletrônico tem sido visto pelos brasileiros como uma união entre o físico e o digital. Além dos saques, eles ainda são procurados para outros serviços, como pagar contas (69%), receber dinheiro (67%), consultar saldo e extrato (60%), fazer compras no cartão de crédito (50%), fazer recarga de celular (41%) e fazer depósitos (42%).

À parte o acesso aos bancos, sejam físicos ou digitais, dois em cada 10 brasileiros, mesmo que com acesso à internet, têm alguma fonte de renda que os remunera com dinheiro em espécie, e esse formato é usado por 29% do público da pesquisa para pagamentos diários.

Porém, a preferência pelo dinheiro físico tem outros motivos, e um deles é o fato de que alguns estabelecimentos só aceitam esse formato em pagamentos (22%). Além disso, alguns brasileiros estão habituados a pagar com cédulas de papel (15%), enquanto outros acreditam que o formato facilite o controle dos gastos (10%). Ainda entre os apontamentos feitos pelo público da pesquisa está a praticidade (9%), bem como a possibilidade de conseguir mais descontos.

Outros pontos apontados pelos brasileiros que optam por pagar com dinheiro é a segurança de sair apenas com a quantia que irá gastar (6%), enquanto outros apontam como benefício estarem livres de taxas (6%).  O medo de ter o cartão clonado atinge 4% do público da pesquisa, mesmo percentual daqueles que têm receio de roubo ou perda. Um menor percentual, 3%, não tem cartão.

Medo de perder o celular é maior que o de perder a carteira

Muitas pessoas estão acostumadas a lidar com dinheiro em espécie. Essa cultura pode ser influenciada por hábitos familiares ou regionais, onde o uso do dinheiro físico é mais comum. Além disso, existe a desconfiança em relação a segurança dos meios eletrônicos. De acordo com o estudo, o principal receio é ter o celular furtado ou roubado e ter o dinheiro retirado da conta via transferência eletrônica instantânea (65%).

Outra preocupação do brasileiro é o risco de ter os dados vazados na internet (64%), assim como o receio de ser vítima de golpe ou fraude financeira que utilize a transferência eletrônica instantânea para retirar o dinheiro da conta (62%). Alguns responderam ainda que temem serem forçados a fazer transferência via transferência eletrônica instantânea (56%).

Curiosamente, mesmo com os receios quanto ao uso dos pagamentos digitais, o celular tem sua importância comprovada na vida financeira dos brasileiros. Isso se comprova com o fato de que 85% dos que responderam ao estudo terem afirmado que o medo quanto ao roubo dos aparelhos é maior que o de suas carteiras.

Falta de conexão com a internet também é barreira para pagamentos digitais

A internet, ou melhor, a falta dela, é um dos motivos que impulsionam o pagamento por dinheiro em espécie. A instabilidade da rede ainda reforça a necessidade de manter um maior número de caixas eletrônicos à disposição da população, visto que 69% dos brasileiros afirmaram não ter conseguido fazer alguma transação financeira por ser instável a conexão com a rede.

Do mesmo modo, a falta de conexão com o banco também foi apontada como impedimento para realização de transações financeiras (60%), assim como problemas de conexão com o cartão (53%). Outra situação relatada pelos entrevistados pela pesquisa foi a necessidade de pedir em um comércio para passar um valor no cartão e recebê-lo em dinheiro, pois não havia nenhum caixa eletrônico por perto (34%).



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]