Os perfis de cada geração se tornaram assunto recorrente no mercado de trabalho. Os primeiros conceitos sobre gerações tiveram início a partir do marketing americano no período pós Guerra, de modo que as definições marcaram novos padrões culturais e de consumo mundialmente. Envolvidos na preocupação de contemplar a persona de cada período, as marcas repensaram os padrões de sua comunicação com os consumidores e investem cada vez mais em propagandas mais plurais.
Qual é a sua geração? Como ela se comporta? Qual é o seu comportamento de consumo?
Veja em qual perfil qual você se encaixa:
Baby Boomers
→ Nascida após a Segunda Guerra Mundial
Essa geração incorporou a palavra “trabalho” como nenhuma outra. Preza pela estabilidade financeira e costuma ser fiel a seus empregadores. Ainda incompreendidos pelas marcas, os consumidores dessa geração valorizam a durabilidade e o conforto dos produtos que consomem
Hábitos dos Baby Boomers
- Controle financeiro: seus gastos não excedem os ganhos
- Comprariam mais se a comunicação das marcas dialogasse mais com eles.
- No e-commerce, é a geração que mais busca por itens de moda.
- Lideram as compras de produtos e serviços de viagens.
- Passam 28 horas semanais em frente ao computador.
- 77% dos Baby Boomers comprariam mais se as marcas compreendessem melhor suas necessidades e exigências.
- São mais leais e patriotas.
Geração X
→ Nascidos entre meados dos anos 1960 e início dos anos 1980.
Cercada por grandes construções, trata-se da geração que ligou o motor do desenvolvimento, da globalização e da tecnologia. Esse grupo tem muito mais intimidade com a tecnologia do que a geração anterior
Hábitos da Geração X
- Responsável pela maioria das decisões de consumo da família
- Gasta 66% mais com vestuário do que os Millennials
- Maior potencial para consumir produtos de luxo
- 77% preferem foco no produto em vez de causas ou ideias
- 85% preferem que as campanhas mostrem o produto da forma mais real possível
Millennials/Geração Y
→ Nascidos entre a segunda metade da década de 1980 e a primeira metade dos anos 1990.
Buscam um propósito maior em suas atividades no ambiente de trabalho. A geração que vivenciou a revolução da internet também deu início à grande onda de empreendedorismo e startups. Por isso, entraram no mercado de trabalho acreditando que é mais importante estar feliz do que ter dinheiro.
Hábitos dos Millennials/Geração Y
- Deixam a casa dos pais cada vez mais tarde
- Valorizam o consumo com propósito
- Abandonaram a ideia de posse e abraçaram o consumo compartilhado
- Críticos e exigentes nas compras
- 80% desejam que as marcas os entretenham
- 70% sentem a necessidade de compartilhar sua visão com empresas após uma boa ou má experiência
Geração Z
→ Nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e 2009.
Os que nasceram nessa época já percebem os dispositivos digitais como algo natural em suas vidas. No Brasil, essa Geração Z já representa 20% da população do País. Chamados de “nativos digitais”, eles redescobriram o poder de comunicação dos vídeos e veem o YouTube como uma grande oportunidade de negócio
Hábitos da Geração Z
- Personalização, evitando rótulos
- Relação mais crítica e consciente com as empresas
- Consumo como expressão de identidade
- 34% costumam realizar a prática de Webrooming (pesquisar on-line e comprar na loja física)
- Consumo médio de 23 horas de conteúdo em vídeo por semana
Geração Alpha
→ Nascidos a partir de 2010
Tal qual a Z, a Alpha tem a tecnologia ocupando a centralidade de suas decisões. Serão monitorados e devem acompanhar uma profunda mudança nos processos de aprendizagem
Hábitos da Geração Alpha
- Tem o YouTube como propagador de conhecimento, entretenimento e informação
- Reconexão com videogames
- Mais transparência na relação com seus pais
- Tecnologia como aliada do aprendizado