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18 Dicas para fazer transformação digital consciente na sua empresa

18 Dicas para fazer transformação digital consciente na sua empresa

A transformação digital é essencial, porém, é preciso migrar para esse mundo de maneira responsável e com investimentos em tecnologias mais certeiros

Sem dúvida, a transformação digital está no discurso de todas grandes companhias do Brasil e do mundo. No entanto, a cada dia, a imersão nesse novo jeito de fazer negócio ganha contornos cada vez mais complexo. Afinal, hoje existem soluções para o marketing da companhia, o atendimento feito pelo SAC, a área de recursos humanos, entre outros.
De fato, os dados passeiam por todos os cantos de uma companhia. O assunto foi tema de um concorrido painel sobre transformação digital no SAP Hybryd Live: Global Summit, evento que acontece em Barcelona. Quem falou sobre o assunto foi Bonny Lee gerente de projetos do Hybrid no Canadá.
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“O fato é que o cenário da transformação tecnológica gerou uma alta complexidade às empresas. Hoje, existem muitas ferramentas à disposição das empresas, gerando uma imensa quantidade de dados. Há muitas tecnologias em uso com incontáveis touch points a serem considerados. E tanto dado sem organização vai resultar em estratégias pouco inteligentes”, explica.
Bonny afirma que as pessoas dentro das empresas precisam ser agentes da transformação digital. “70% das iniciativas digitais emergentes irão sucumbir por uma falta de colaboração, integração e um projeto de digitalização bem estruturado”, disse. A solução seria uma transformação digital sustentável ou consciente.
A executiva enumerou 3 grupos de dicas de como promover uma transformação digital consciente:

Corte a fita vermelha

1-  Adote um modelo de colaboração imersiva entre profissionais dos diferentes setores;
2- Trabalhe de fora para dentro;
3- Habilite a inovação empresarial com um suporte mínimo de TI. Ou seja, derrube as barreiras digitais da inovacão na companhia;
4- Conheça o seu cliente;
5- Crie um banco de dados único que vai alimentar as diferentes soluções digitais da companhia;

Não faça das incertezas o seu grande negócio

6- Introduza uma disrupção incremental;
7- Recolha comentários;
8- Faça um aprimoramento contínuo para se manter relevante;
9- Crie o seu próprio road map – e faça contínuos refinamentos nessa jornada do consumidor;
10- Saiba o caminho do sucesso: o que levou a uma compra bem sucedida?;
11- Construa uma visão singular a partir das opiniões de todos os interessados dos diferentes departamentos;
12- Tenha suporte com um processo que seja consistente e repetitivo;
13- Invista em áreas que realizam testes com automações e uma integração contínua;

Não corte demais a empresa

14- Tenha times engajados na oferta de serviços especializados;
15- Tenha equipes para projetos de qualidade ou que agreguem valor para a companhia;
16- Mantenha-se atualizado;
17- Fique de olho nos lançamentos e tendências;
18- Identifique os principais gargalos de conhecimento dos funcionários.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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