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13º salário aquece o varejo na Black Friday

13º salário aquece o varejo na Black Friday

Compras via crédito ou à vista utilizando parcela já paga do 13º salário serão realizadas por 58% dos consumidores durante a Black Friday

Boa parte das compras de Natal deste ano será antecipada e isso tem data para ocorrer, no dia 24 de novembro, durante a Black Friday. É o que aponta pesquisa do Mercado Livre e do Ibope Conecta. Metade dos entrevistados pelas instituições afirmam ter intenção de antecipar boa parte das compras de natal para o último fim de semana de novembro utilizando o 13º salário.
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A pesquisa afirma ainda que 58% das pessoas que vão às compras na Black Friday gastarão o que receberam ou receberão de 13º salário, via crédito ou compras à vista. Exatamente metade dos que vão às compras gastarão apenas uma parte do que receberam, enquanto 8% afirmam ter a intenção de usar 100% do 13º salário já na Black Friday. Os que não usarão nem um único centavo somam 42%.
A pesquisa entrevistou 1007 pessoas entre 11 e 17 de novembro. Quase todos aqueles que confirmaram que vão às compras na Black Friday afirmam ter feito planejamento financeiro e não gastarão impulsivamente (93%). Entre os entrevistados, 40% comprarão três produtos ou mais, o maior percentual relacionado a número de presentes.

Maioria usará mais de R$ 500 do 13º salário

A maior parte dos consumidores (38%) que declaram intenção de ir às compras nesta sexta-feira afirmam que gastarão de R$ 500 a R$ 2mil. Confira o número de consumidores relacionados a cada faixa de gastos:

  • Acima de R$2mil: 10%
  • De R$ 500 a R$2mil: 38%
  • De R$350 a R$500: 13%
  • De R$250 a R$350: 7%
  • De R$ 100 a R$250: 10%
  • Outros valores: 23%

Os preferidos na Black Friday

Os smartphones são os maiores objetos de desejo durante a Black Friday, como já vem acontecendo nos últimos anos. Eletrodomésticos, linha branca, moda e produtos da casa vêm na sequência. Confira a preferência do consumidor:

  • Smartphones: 93%
  • Eletrodomésticos e Linha Branca: 88%
  • Moda: 85%
  • Produtos para casa: 82%

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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