Enquanto algumas pesquisas indicam o fim de setores graças à Geração Z, outras mostram que Millennials estão trazendo crescimento para determinados mercados.
A princípio, este paradoxo pode estar ligado às transferências de riqueza dos Baby Boomers e da Geração X. É o que aponta um relatório do CB Insights sobre as indústrias que estão prosperando graças aos Millennials. O estudo indica, também, que embora a Geração Z já tenha algum poder de compra, ainda é um grupo de pessoas com pouca maturidade e de gostos ainda instáveis.
Por outro lado, os Millennials vão atingir, nos próximos anos, um ponto de estabilidade, representando, enfim, uma demografia importante e influente dentre as indústrias.
Millennials preferem compras virtuais e responsabilidade social
Segundo o jornal The Star Online, a recente quebra da Forever 21 ( ouça o podcast sobre o assunto) e da Thomas Cook são dois exemplos de mudanças que estão sendo induzidas pelos Millennials — que têm hábitos quase que totalmente virtuais quando o assunto é varejo ou compra de passagens aéreas.
No entanto, o estudo do CB Insights aponta que os segmentos precisam se reorganizar em torno dos Millennials, priorizando culturas de sustentabilidade, acessibilidade e flexibilidade em seus produtos e serviços — sem nunca esquecer da tecnologia.
Não parece um malabarismo fácil, mas alguns mercados estão mostrando como se faz.
11 campos impulsionados pelos Millennials, segundo CB Insights
1. Camping
O setor de camping teve um grande crescimento nos Estados Unidos nos últimos anos. Segundo o relatório, 56% dos novos campistas são Millennials. Além disso, o setor cresceu de US$ 2 bilhões para US$ 2,5 bilhões.
Por que está prosperando?
A razão pode estar por trás da constituição familiar por parte dos jovens adultos, que buscam práticas recreativas e econômicas para os filhos. Conforme a pesquisa, 64% dos jovens pais entrevistados desejavam acampar mais vezes no ano seguinte.
2. Fitness
De acordo com a pesquisa, 76% dos Millennials estadunidenses se exercitam ao menos uma vez por semana. Entretanto, as academias tradicionais estão decaindo, dando espaço para as versões enxutas ou as versões boutique.
Por que está prosperando?
Apesar destas duas academias serem opostas em termos econômicos — são as mais caras e as mais baratas do espectro — oferecem duas funcionalidades que Millennials estão em busca: a sociabilidade.
Tanto as versões lite quanto boutique das academias tendem a induzir um senso de comunidade nas atividades. Assim, clientes sentem com mais facilidade que estão participando de atividades em grupo.
De acordo com o relatório, os frequentadores de academias que se sentem conectados a um clube ou turma em particular têm maior probabilidade de permanecer cadastrados.
3. Viagem
Segundo a CB Insights, por muito tempo, o mercado turístico focou em Baby Boomers e gerações aposentadas em geral, por terem mais tempo livre para se dedicar a viagens.
Agora, esse setor se reorganiza para trazer experiências digitais e personalizadas aos mais jovens.
Por que está prosperando?
Vários estudos, dentre eles Airbnb e Forbes, mostram que grande parte dos Millennials estão dispostos a abrir mão de certos confortos para viajar.
Enquanto algumas gerações faziam economias para casar, comprar carro ou apartamento, o principal foco, agora, é poder viajar mais.
4. Refeições rápidas
Após o “boom” dos fast-foods, surgiu a onda dos restaurantes fast-casual. São estabelecimentos sem serviço de mesa, mas cujo prato é preparado em frente ao cliente, de modo personalizado. É o caso da rede norte-americana Chipotle Mexican Grill, pioneira no estilo, que teve crescimento exponencial das suas ações na última década.
Por que está prosperando?
Millennials são sensíveis tanto a estilos de vida mais saudáveis quanto a opções rápidas, baratas e personalizáveis. Este modelo de restaurante, portando, abraça o melhor de todos os mundos.
5. Café gourmet
A conscientização ambiental dos Millennials os fazem mais interessados pela origem e cultivo dos cafés que consomem. De acordo com o estudo, esse hábito influencia suas decisões de compra, fazendo com que optem por marcas interessadas na sustentabilidade.
Por que está prosperando?
A pesquisa mostra que 70% do café consumido pelos jovens nos Estados Unidos são considerados do tipo ‘gourmet’.
Também há uma crescente preferência por outros meios de se beber café, como os cold brews, ou também os cafés em lata.
6. Comida congelada
Por mais que as comidas congeladas sejam uma indústria antiga, permanecem crescentes graças ao lifestyle corrido dos Millennials, que buscam praticidade e conveniência.
Por que está prosperando?
O desejo milenar por sustentabilidade e saúde tem exigido reformulações no setor, que sempre esteve associado à alimentação pobre em nutrientes. Por esta razão, surgiram muitas startups que distribuem comidas congeladas mais saudáveis e com embalagens biodegradáveis.
De acordo com a pesquisa, o mercado global de congelados deve chegar a US$ 290 bilhões até 2021.
7. Hard seltzer
Ainda pouco conhecido no Brasil, o hard seltzer é uma bebida alcoólica orgânica, gaseificada e com adicionais de frutas. São bebidas sem glúten, low carb e de baixas calorias.
Por que está prosperando?
O relatório mostra a queda nas vendas de refrigerantes, o que tem levado muitas indústrias tradicionais a incluírem seltzers em seu catálogo de bebidas.
Os investidores de venture capital designaram mais de US$ 152 milhões em empresas de bebidas gaseificadas de baixa caloria em 2018 — mais do que a combinação dos anos de 2016 e 2017.
8. Plantas domésticas
De acordo com a The National Gardening Association, as vendas de plantas domésticas cresceram 50% nos últimos anos. Isso representou um aumento de US$ 1,7 bilhão nos Estados Unidos.
Nas redes sociais, as hashtags “#jungalow” (a junção das palavras inglesas para “selva” e “bangalô”),”#indoorjungle” (“selva residencial”) e “#plantparenthood” (“paternidade de planta”) são muito utilizadas por Millennials para compartilharem fotos de seus apartamentos verdes.
Por que está prosperando?
Ao que tudo indica, as plantas também fazem parte da busca incansável dos Millennials por bem-estar e conectividade com o meio ambiente. Além disso, também funcionam como companhia em uma geração cada vez menos interessada em filhos.
9. Skincare
O mercado de cuidados com a pele sempre esteve aí, mas agora há a exigência de ingredientes naturais e transparência dos efeitos dos componentes.
Por que está prosperando?
O mercado global de skincare deve ultrapassar US$ 800 bilhões até 2023, de acordo com a CB Insights. Os Millennials, segundo a pesquisa, são mais propensos a pesquisarem por novas marcas e produtos através das redes sociais. Estão mais inclinados, também, a gastarem mais caro em produtos sustentáveis e que não testam em animais.
10. Mobilidade
Para os Millennials urbanos, os carros mais baratos e a micromobilidade são alternativas para os problemas de transporte de curta localização.
Aproximadamente 60% das viagens feitas nos Estados Unidos, nos últimos anos, foram de menos de oito quilômetros. As patinetes e bicicletas elétricas se mostram mais baratas e eficientes para navegar por distâncias curtas, fugindo do trânsito e dos altos custos de combustível e manutenção automobilística.
Por que está prosperando?
Em relação aos carros tradicionais, 86% dos jovens estadunidenses responderam que desejam adquirir carros em algum momento, mas que optariam por um modelo Sedan — mais barato e eficiente.
11. Finanças
Millennials preferem tomar conta de suas finanças com tecnologia autônoma do que deixá-las nas mãos dos bancos tradicionais.
A pesquisa mostra que grande parte dos jovens estão aprendendo a criar reservas de emergência, ou estão poupando com objetivos em mente. Com esta finalidade, os aplicativos de controle de gastos têm sido a opção favorita da geração para organizar as finanças.
Por que está prosperando?
71% dos Millennials entrevistados respondeu que prefere “arrancar um dente” que “ter que lidar com bancos tradicionais”. Da mesma forma, mais da metade dos usuários de smartphones utilizam pelo menos um banco digital, e quase um quinto usam apps de controle de gastos.
Além disso, o constante aumento dos custos de vida tem pressionado Millennials a serem mais econômicos e controlados com dinheiro. Desta forma, as fintechs e outras tecnologias financeiras se tornam cada vez mais relevantes para as gerações atuais.
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