Pesquisar
Close this search box.
/
/
11 Dicas para conquistar um estágio usando o LinkedIn

11 Dicas para conquistar um estágio usando o LinkedIn

Confira um manual completo para te ajudar a conquistar os headhunters por meio do seu LinkedIn e conseguir seu estágio através da internet

Você sabia que hoje o LinkedIn possui mais de 347 milhões de usuários, sendo que aproximadamente 20 milhões são brasileiros? Estes números demonstram a importância dessa rede social na construção da identidade profissional online. Pensando nisso, a BigCase, empresa com o DNA jovem, focada em promover o encontro entre universitários com vontade de crescer e empresas inovadoras, criou onze dicas para te ajudar a conquistar os headhunters e conseguir seu estágio através da internet.
Vamos lá!
 
1.    Mantenha seu perfil completo e atualizado

Para ter resultados positivos você deve ser um usuário ativo e atualizar seu perfil constantemente. Não existe necessidade de preencher todas as informações, mas alguns dados devem ser descritos para seu perfil ser considerado ?completo? pelo LinkedIn, como por exemplo informar ao menos duas experiências profissionais e ter um resumo sobre você. Isso faz com que seu perfil apareça melhor posicionado nos resultados de busca. Por isso, fique atento e procure seguir todas as dicas abaixo.

2.    Customize a URL do seu perfil

A url deve conter diversos números ou letras, e sua alteração é importante para deixar seu perfil mais visual e compreensivo no momento de compartilhar com outras pessoas. Além disso, você pode inserir esta URL em seu currículo, assim caso o recrutador tenha interesse em saber mais informações sobre você, ele terá acesso a todas as informações que precisa.

Para quem não ainda não fez isso, vamos ao passo a passo!
1°  Acesse o seu perfil.
2°  Abaixo da sua foto você verá o link do seu perfil, posicione o mouse acima dele até aparece o símbolo de configuração.
3°  Clique no símbolo de configuração.
4°  Você será redirecionado para uma nova página. Nesta você observará no topo do lado direito a área ?URL do seu perfil público?.
5°  Clique no símbolo de lápis para editar sua URL e pronto! Agora é só escolher como será a sua.
3.    Coloque uma foto de perfil adequada

3.   Foto: Segundo o LinkedIn, pessoas com foto de perfil são 14 vezes mais visitadas que as demais, porém a foto de perfil exige alguns cuidados, como qualidade de imagem e bom senso ao escolher a foto. Não podemos esquecer que o LinkedIn é uma rede social profissional, por isso o ideal é escolher uma foto que demonstre seriedade, mas que não fique ?forçado? e faça você parecer um robô, busque também colocar uma foto que apareça um pouco mais do seu corpo e não fique apenas seu rosto como em uma selfie.

4.    Envolva o leitor com seu resumo

Faça um texto dizendo quem você é, de forma que desperte o interesse do leitor a continuar lendo seu perfil. Você possui 2 mil caracteres para encantar os recrutadores, mas seja sucinto. Segundo o LinkedIn, um resumo de no mínimo 40 palavras aumenta a probabilidade do seu perfil aparecer em uma busca de candidatos para vagas de emprego.

Inclua palavras-chaves referentes a sua área de atuação para você melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

Fizemos um exemplo de roteiro para te nortear nessa construção do resumo:
?    Apresente-se brevemente
?    Fale sobre seus interesses pessoais e profissionais
?    Diga sobre o que te motiva/ qual é o seu propósito
?    Defina sua área de atuação
?    Descreva suas principais realizações, experiências, conquistas e habilidades
?    Informações de contato

Além disso, não se esqueça de:
?    Escrever em primeira pessoa
?    Usar verbos ativos
?    Utilizar tom pessoal
?    Escrever de forma narrativa

5.    Descreva sua experiência profissiona

Descreva suas atividades profissionais de forma clara e sucinta. Adicione fotos, vídeos, infográficos e apresentações relevantes para tornar seu perfil ainda mais atrativo, assim você mostra sua experiência por meio de conteúdo, como em um portfólio.
Procure informar seus resultados profissionais e busque formas de mensurar a eficácia do seu trabalho, isto valoriza suas experiências, e assim, você conquista mais credibilidade.

6. Demonstre suas competências

De acordo com o LinkedIn, os usuários que preenchem seu perfil com as suas principais habilidades profissionais, aumentam 13 vezes a chance do dele ser visualizado. Assim, os recrutadores que visitarem seu perfil saberão exatamente o que você sabe fazer, identificando se você é a pessoa certa para preencher a vaga.

7. Trabalhos voluntários e causas sociais

Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 42% dos recrutadores entrevistados afirmam que consideram a experiência voluntária tão importante quanto a experiência formal. Portanto, inclua em seu perfil as causas que você defende e as instituições para as quais trabalha ou já realizou alguma atividade.

8. Faça conexões valiosas

Quanto maior o número de conexões, melhor será a visibilidade do seu perfil. Lembre-se que estes usuários devem estar alinhados com seus objetivos de carreira. Portanto, não faça conexões aleatórias e nem aceite convites de pessoas que não agreguem valor a sua rede de contatos (sim, você irá receber convites de pessoas que não leram essas dicas e  ?atiram para todos os lados?), apenas para crescer em números sua audiência. Sendo assim, esteja atento a qualidade e coerência com seu propósito profissional.
Recomenda-se também enviar convites com mensagens personalizadas para se conectar com profissionais estratégicos de importância para você. Evite enviar frases prontas e genéricas.

9. Se relacione com suas conexões

Interagir com seus contatos comentando e curtindo conteúdo pode fazer uma grande diferença. Além disso, compartilhar informações relevantes e de qualidade, também ajuda.

10. Participe e se envolva em grupos de interesse

Participe de grupos de vagas de estágio e discussões que você tenha interesse e conhecimento à agregar. Assim, você aumentará a visibilidade do seu perfil, crescendo o número de conexões relevantes, além de manter-se informado sobre assuntos de sua área e compartilhar seu conhecimento e pontos de vista com diversos profissionais.

11. Siga empresas que são referência em sua área de atuação

Mantenha-se atualizado e informado sobre os principais acontecimentos do setor e vagas de interesse.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]