Você sabia que hoje o LinkedIn possui mais de 347 milhões de usuários, sendo que aproximadamente 20 milhões são brasileiros? Estes números demonstram a importância dessa rede social na construção da identidade profissional online. Pensando nisso, a BigCase, empresa com o DNA jovem, focada em promover o encontro entre universitários com vontade de crescer e empresas inovadoras, criou onze dicas para te ajudar a conquistar os headhunters e conseguir seu estágio através da internet.
Vamos lá!
1. Mantenha seu perfil completo e atualizado
Para ter resultados positivos você deve ser um usuário ativo e atualizar seu perfil constantemente. Não existe necessidade de preencher todas as informações, mas alguns dados devem ser descritos para seu perfil ser considerado ?completo? pelo LinkedIn, como por exemplo informar ao menos duas experiências profissionais e ter um resumo sobre você. Isso faz com que seu perfil apareça melhor posicionado nos resultados de busca. Por isso, fique atento e procure seguir todas as dicas abaixo.
2. Customize a URL do seu perfil
A url deve conter diversos números ou letras, e sua alteração é importante para deixar seu perfil mais visual e compreensivo no momento de compartilhar com outras pessoas. Além disso, você pode inserir esta URL em seu currículo, assim caso o recrutador tenha interesse em saber mais informações sobre você, ele terá acesso a todas as informações que precisa.
Para quem não ainda não fez isso, vamos ao passo a passo!
1° Acesse o seu perfil.
2° Abaixo da sua foto você verá o link do seu perfil, posicione o mouse acima dele até aparece o símbolo de configuração.
3° Clique no símbolo de configuração.
4° Você será redirecionado para uma nova página. Nesta você observará no topo do lado direito a área ?URL do seu perfil público?.
5° Clique no símbolo de lápis para editar sua URL e pronto! Agora é só escolher como será a sua.
3. Coloque uma foto de perfil adequada
3. Foto: Segundo o LinkedIn, pessoas com foto de perfil são 14 vezes mais visitadas que as demais, porém a foto de perfil exige alguns cuidados, como qualidade de imagem e bom senso ao escolher a foto. Não podemos esquecer que o LinkedIn é uma rede social profissional, por isso o ideal é escolher uma foto que demonstre seriedade, mas que não fique ?forçado? e faça você parecer um robô, busque também colocar uma foto que apareça um pouco mais do seu corpo e não fique apenas seu rosto como em uma selfie.
4. Envolva o leitor com seu resumo
Faça um texto dizendo quem você é, de forma que desperte o interesse do leitor a continuar lendo seu perfil. Você possui 2 mil caracteres para encantar os recrutadores, mas seja sucinto. Segundo o LinkedIn, um resumo de no mínimo 40 palavras aumenta a probabilidade do seu perfil aparecer em uma busca de candidatos para vagas de emprego.
Inclua palavras-chaves referentes a sua área de atuação para você melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.
Fizemos um exemplo de roteiro para te nortear nessa construção do resumo:
? Apresente-se brevemente
? Fale sobre seus interesses pessoais e profissionais
? Diga sobre o que te motiva/ qual é o seu propósito
? Defina sua área de atuação
? Descreva suas principais realizações, experiências, conquistas e habilidades
? Informações de contato
Além disso, não se esqueça de:
? Escrever em primeira pessoa
? Usar verbos ativos
? Utilizar tom pessoal
? Escrever de forma narrativa
5. Descreva sua experiência profissiona
Descreva suas atividades profissionais de forma clara e sucinta. Adicione fotos, vídeos, infográficos e apresentações relevantes para tornar seu perfil ainda mais atrativo, assim você mostra sua experiência por meio de conteúdo, como em um portfólio.
Procure informar seus resultados profissionais e busque formas de mensurar a eficácia do seu trabalho, isto valoriza suas experiências, e assim, você conquista mais credibilidade.
6. Demonstre suas competências
De acordo com o LinkedIn, os usuários que preenchem seu perfil com as suas principais habilidades profissionais, aumentam 13 vezes a chance do dele ser visualizado. Assim, os recrutadores que visitarem seu perfil saberão exatamente o que você sabe fazer, identificando se você é a pessoa certa para preencher a vaga.
7. Trabalhos voluntários e causas sociais
Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 42% dos recrutadores entrevistados afirmam que consideram a experiência voluntária tão importante quanto a experiência formal. Portanto, inclua em seu perfil as causas que você defende e as instituições para as quais trabalha ou já realizou alguma atividade.
8. Faça conexões valiosas
Quanto maior o número de conexões, melhor será a visibilidade do seu perfil. Lembre-se que estes usuários devem estar alinhados com seus objetivos de carreira. Portanto, não faça conexões aleatórias e nem aceite convites de pessoas que não agreguem valor a sua rede de contatos (sim, você irá receber convites de pessoas que não leram essas dicas e ?atiram para todos os lados?), apenas para crescer em números sua audiência. Sendo assim, esteja atento a qualidade e coerência com seu propósito profissional.
Recomenda-se também enviar convites com mensagens personalizadas para se conectar com profissionais estratégicos de importância para você. Evite enviar frases prontas e genéricas.
9. Se relacione com suas conexões
Interagir com seus contatos comentando e curtindo conteúdo pode fazer uma grande diferença. Além disso, compartilhar informações relevantes e de qualidade, também ajuda.
10. Participe e se envolva em grupos de interesse
Participe de grupos de vagas de estágio e discussões que você tenha interesse e conhecimento à agregar. Assim, você aumentará a visibilidade do seu perfil, crescendo o número de conexões relevantes, além de manter-se informado sobre assuntos de sua área e compartilhar seu conhecimento e pontos de vista com diversos profissionais.
11. Siga empresas que são referência em sua área de atuação
Mantenha-se atualizado e informado sobre os principais acontecimentos do setor e vagas de interesse.