/
/
Você conhece o prêmio WSA?

Você conhece o prêmio WSA?

Prêmio WSA reconhece as melhores práticas e projetos de inovação em oito categorias, tornando-se um verdadeiro festival tecnológico.

Se você ainda não conhece, deveria! E eu vou ajudar a preencher essa lacuna já. Até porque esta é uma de minhas atribuições como seu Embaixador aqui no Brasil.

WSA vem de World Summit Award, que quer dizer, em português, Prêmio da Cúpula Mundial. Trata-se da maior e mais representativa premiação global de inovação em conteúdo digital, com o objetivo de selecionar e promover os melhores e mais inovadores projetos, valorizando, sempre, a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição à acessibilidade e à inclusão.

Essa pegada social, de fazer o bem, de contribuir para melhorar o mundo e a vida das pessoas, de fazer a diferença, tendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) como guia, é a essência do WSA, e é isso que o torna único e especial. Muito mais do que premiar trabalhos esteticamente bonitos ou high-tech, o intuito é reforçar a mensagem de que as tecnologias da informação e comunicação são indispensáveis para o desenvolvimento, seja no plano pessoal, nacional ou global. 

Contextualizando, a premiação teve início em 2003, em Genebra, no âmbito da Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) e vem sendo realizado desde então, coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, Áustria.

Eu estava lá, conheci seu criador, o incansável e impagável professor e doutor Peter Bruck, austríaco, poliglota, com inteligência notável e humor implacável, hoje, também grande amigo, referência e mentor. Já consegui trazê-lo duas vezes ao Brasil ao longo destes anos e espero que venha novamente em 2026 para um grande evento internacional de IA que estamos planejando.

Na verdade, o WSA tornou-se um verdadeiro festival tecnológico de diversidade e inovação, realizando, além do prêmio, congressos, seminários e eventos realmente marcantes, tanto pela representatividade de seus participantes como pela qualidade de suas estruturas e produções.

​Tive a oportunidade de estar presente, além da Suíça, na Tunísia, Bahrein, Croácia (em Brijuni, uma ilha maravilhosa, onde quebrei o pescoço, mas esta é uma outra história), Índia e Abu Dhabi. Mas, como globetrotters, Hong Kong, México, Portugal, Singapura, Canadá, Egito, Estados Unidos, Itália, Sri Lanka, Indonésia, Alemanha, Azerbaijão, Dubai e Líbano, entre outros, já hospedaram ações da comunidade WSA.

Para entendermos a dinâmica da premiação, a competição global é resultado de seleções nacionais, envolvendo historicamente cerca de 180 países, que, em concursos locais, selecionam as melhores práticas e os melhores projetos em oito categorias:

  1. Engajamento do Governo e do Cidadão;
  2. Saúde e Bem Estar;
  3. Aprendizagem e Educação;
  4. Meio Ambiente e Energia Verde;
  5. Cultura e Patrimônio;
  6. Assentamentos Inteligentes e Urbanização;
  7. Negócios e Comércio;
  8. Inclusão e Empoderamento.

Qualquer órgão público, empresa, entidade ou indivíduo pode concorrer. E, todos os anos, concorrem alguns milhares de inscritos pelo mundo. Depois, o júri online multinacional avalia e seleciona, entre os cerca de mil vencedores nacionais, um short list com mais ou menos 20% do total. Na sequência, o grande júri se reúne presencialmente para escolher os cinco melhores por categoria. E no congresso/premiação os presentes elegem os oito campeões globais!

No Brasil, além das categorias mencionadas, por minha ligação com a temática, criamos o Prêmio Especial de Acessibilidade, reconhecendo o projeto mais acessível e inclusivo entre nossos vencedores.

A excelente notícia é que, agora, no começo de abril, em Telangana, Índia, no Congresso Global de 2025, os três representantes brasileiros conquistaram dois primeiros lugares, com Cataki (www.cataki.org) e NaPorta (naporta.digital), respectivamente na sexta e sétima categorias! Jade Autismo (jadend.tech), nosso representante na oitava categoria, apesar dos elogios generalizados, ficou entre os cinco melhores do mundo, o que, com certeza, já é um reconhecimento excepcional!

Nós, brasileiros, sempre fomos muito bem representados, com presença certa entre os 40 finalistas e várias conquistas de primeiro lugar, mas, este ano, nosso sucesso foi surpreendente, demonstrando ao mundo o alto nível de inovação que temos neste nosso grande mercado, neste nosso imenso país.

Em maio, abriremos as inscrições para o WSA Brasil 2025! Mas você já pode obter mais informações sobre esta premiação transformadora visitando www.premiowsa.com.br e www.wsa-global.org! Venha fazer parte de nossa super comunidade WSA!

Caso queira interagir com Cid Torquato sobre esse artigo, use o e-mail [email protected] ou seu perfil nas redes sociais!

Cid Torquato é advogado e CEO do ICOM. Foi Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo entre 2017 e 2021 e Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência entre 2008 e 2016. É autor do livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]