WhatsApp Business, recurso do app de conversas voltado para empresas, cresceu de modo impressionante: em três anos, o número de perfis quadruplicou e chegou a mais de 200 milhões, como informou a empresa. Uma das apostas da marca para a monetização da ferramenta, o Business ganha mais atenção e desenvoltura aos poucos, e uma atenção especial para desenvolvimento de novas ferramentas.
O último anúncio do Meta, à qual o WhatsApp pertence, é uma atenção maior para pequenas empresas e a facilidade de criação de conteúdo dentro do WhatsApp Business.
Leia mais:
O sucesso da gamificação no mercado financeiro
Agora, é possível criar “anúncios de clique” sem conta no Facebook. (Anúncios de clique são aqueles publicados no Facebook ou Instagram, ambas redes do Meta, de uma empresa e que contém um botão que redireciona ao WhatsApp Business para atendimento direto). Antes, era obrigatório à pessoa ou empresa possuir uma conta do Facebook. Por lá aconteciam as idealizações, publicações, pagamentos e verificações necessárias. Agora, tudo pode ser feito pelo próprio WhatsApp.
A ferramenta é apresentada como um modo de facilitar o trabalho de pequenas empresas, que não tem meios para estar presente em diversos lugares. Assim, se o foco da pequena empresa é o WhatsApp Business, ela pode trabalhar diretamente dentro do aplicativo. O objetivo do Meta, então, é apresentar uma maneira mais simples de anunciar, principalmente para quem começa agora.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Para poder anunciar pelo WhatsApp Business, uma pessoa precisará apenas possuir uma conta no app, um e-mail verificado e uma forma de pagamento cadastrada.
Mensagens pagas no WhatsApp Business
O WhatsApp Business também passa a oferecer soluções pagas para automatizar e potencializar o alcance de pequenas e médias empresas. Entre os novos recursos, haverá a possibilidade de envio de mensagens personalizadas aos clientes. A nova ferramenta não foi lançada, mas em breve entrará em fase de testes.
A ferramenta possibilita que empresas utilizem o WhatsApp Business para enviar mensagens pessoais a clientes a partir de listas personalizáveis de contatos (como, por exemplo, “clientes vip” e “novos clientes”). As mensagens poderão incluir botões de call to action, avisos de promoções, felicitações de aniversário, entre outras. Essas mensagens poderão ser instantâneas ou agendadas e terão resultados de conversão.
A ideia é facilitar um contato personalizado para empresas menores e que têm dificuldade de pagar pela automação de processos de CX. Embora pagas, as mensagens específicas do WhatsApp Business serão opcionais – mantendo-se como alternativa a possibilidade de envios individuais.
+ NOTÍCIAS
Empresas não respeitam LGPD ao usar o WhatsApp
WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz