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WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz

WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz

Uma pesquisa da Opinion Box explorou os hábitos de uso dos brasileiros no WhatsApp e entendeu padrões e frequência de consumo do app

A maior parte das pessoas usa o WhatsApp de maneira diversa e quase completa. Os perfis aproveitam as diversas ferramentas para explorar recursos audiovisuais e há tendência de maior unanimidade no uso do app de conversas – a maior parte das pessoas faz chamadas por lá, e não mais pelo próprio telefone. É fato que o WhatsApp tendência a crescer nos próximos anos.

A Opinion Box divulgou uma pesquisa sobre como as pessoas utilizam WhatsApp no Brasil; foram ouvidas 2.075 pessoas em março de 2023. O estudo revelou diversas tendências de uso do aplicativo de conversa, tanto em formato como conteúdo. Alguns dos principais dados têm a ver com frequência e quantidade de uso. O Brasil é o segundo país que mais usa o app, e 99% dos perfis abre o app pelo menos uma vez por dia, como mostrou a pesquisa.

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É importante notar, também, que as pessoas usam mais o WhatsApp, e esperam seguir esse padrão. 89% das pessoas usou o app na mesma frequência ou com maior frequência do que no ano anterior, e 90% espera que use mais ou igualmente no próximo ano.

Formatos de uso

Das funcionalidades de comunicação no WhatsApp, a única que não é usada pela maioria das pessoas é o Meu Status, pois apenas 39% das pessoas publica os stories. Porém, troca de imagens, áudios, figurinhas, vídeos e chamadas de voz são ferramentas utilizadas pela maioria das pessoas.

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A chamada de voz dentro do aplicativo é um dos formatos com mais potencial. Este ano, uma a cada três pessoas usou a ferramenta diariamente, contra 17% no ano anterior. A maioria das pessoas (64%) também usa mais o WhatsApp para fazer ligações de voz do que o próprio telefone.

Porém, é importante notar que uma a quatro pessoas não gosta de receber áudios no WhatsApp.

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Comunicação empresarial

O WhatsApp como forma de comunicação empresarial também viu crescimento, e as pessoas buscam o canal como forma de se informar e buscar assistência. 69% das pessoas acham um ótimo modo de contato, e usam principalmente para obter informações (77%), buscar suporte (69%) e fazer compras (59%).

A boa notícia é que as pessoas são receptivas para marcas e divulgação no WhatsApp. 30% dos perfis está em grupos do WhatsApp e 53% não liga de receber publicidade esporádica. Mas a frequência é importante: 67% das pessoas saem de grupos com alto volume de mensagens, ou se incomoda com muitas mensagens em uma conversa.

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A busca e comunicação se convertem em venda. 68% das pessoas já usou o aplicativo para contratar serviços, e 65% comprou produtos por lá.

Segurança no WhatsApp

As pessoas se preocupam com fraudes e golpes no WhatsApp. O WhatsApp Pay, ferramenta que permite pagamentos dentro do app, é um dos maiores exemplos de como as pessoas se protegem: 80% das pessoas nunca usou o método, e apenas 14% usa com frequência ou ocasionalmente.

Das pessoas que não usam o WhatsApp Pay, a maioria (42%) é por medo de golpes. O segundo maior motivo é a falta de entendimento de como usar (16%).

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Outra grande questão de segurança no aplicativo são as divulgações de notícias falsas. 70% das pessoas se preocupa que elas possam ser nocivas para as pessoas – e uma a cada três pessoas acredita que recebe muitas fake news. Portanto, é necessário desmistificar o medo de informações do WhatsApp e fornecer maneiras de confirmar fatos ou informações.



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