/
/
WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz

WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz

Uma pesquisa da Opinion Box explorou os hábitos de uso dos brasileiros no WhatsApp e entendeu padrões e frequência de consumo do app
Legenda da foto

A maior parte das pessoas usa o WhatsApp de maneira diversa e quase completa. Os perfis aproveitam as diversas ferramentas para explorar recursos audiovisuais e há tendência de maior unanimidade no uso do app de conversas – a maior parte das pessoas faz chamadas por lá, e não mais pelo próprio telefone. É fato que o WhatsApp tendência a crescer nos próximos anos.

A Opinion Box divulgou uma pesquisa sobre como as pessoas utilizam WhatsApp no Brasil; foram ouvidas 2.075 pessoas em março de 2023. O estudo revelou diversas tendências de uso do aplicativo de conversa, tanto em formato como conteúdo. Alguns dos principais dados têm a ver com frequência e quantidade de uso. O Brasil é o segundo país que mais usa o app, e 99% dos perfis abre o app pelo menos uma vez por dia, como mostrou a pesquisa.

Leia mais:
Vendas no WhatsApp: como aproveitar o potencial dessa poderosa ferramenta

É importante notar, também, que as pessoas usam mais o WhatsApp, e esperam seguir esse padrão. 89% das pessoas usou o app na mesma frequência ou com maior frequência do que no ano anterior, e 90% espera que use mais ou igualmente no próximo ano.

Formatos de uso

Das funcionalidades de comunicação no WhatsApp, a única que não é usada pela maioria das pessoas é o Meu Status, pois apenas 39% das pessoas publica os stories. Porém, troca de imagens, áudios, figurinhas, vídeos e chamadas de voz são ferramentas utilizadas pela maioria das pessoas.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

A chamada de voz dentro do aplicativo é um dos formatos com mais potencial. Este ano, uma a cada três pessoas usou a ferramenta diariamente, contra 17% no ano anterior. A maioria das pessoas (64%) também usa mais o WhatsApp para fazer ligações de voz do que o próprio telefone.

Porém, é importante notar que uma a quatro pessoas não gosta de receber áudios no WhatsApp.

Conheça o Mundo do CX

Comunicação empresarial

O WhatsApp como forma de comunicação empresarial também viu crescimento, e as pessoas buscam o canal como forma de se informar e buscar assistência. 69% das pessoas acham um ótimo modo de contato, e usam principalmente para obter informações (77%), buscar suporte (69%) e fazer compras (59%).

A boa notícia é que as pessoas são receptivas para marcas e divulgação no WhatsApp. 30% dos perfis está em grupos do WhatsApp e 53% não liga de receber publicidade esporádica. Mas a frequência é importante: 67% das pessoas saem de grupos com alto volume de mensagens, ou se incomoda com muitas mensagens em uma conversa.

Leia mais:
Para onde caminha o WhatsApp como ferramenta de atendimento?

A busca e comunicação se convertem em venda. 68% das pessoas já usou o aplicativo para contratar serviços, e 65% comprou produtos por lá.

Segurança no WhatsApp

As pessoas se preocupam com fraudes e golpes no WhatsApp. O WhatsApp Pay, ferramenta que permite pagamentos dentro do app, é um dos maiores exemplos de como as pessoas se protegem: 80% das pessoas nunca usou o método, e apenas 14% usa com frequência ou ocasionalmente.

Das pessoas que não usam o WhatsApp Pay, a maioria (42%) é por medo de golpes. O segundo maior motivo é a falta de entendimento de como usar (16%).

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Outra grande questão de segurança no aplicativo são as divulgações de notícias falsas. 70% das pessoas se preocupa que elas possam ser nocivas para as pessoas – e uma a cada três pessoas acredita que recebe muitas fake news. Portanto, é necessário desmistificar o medo de informações do WhatsApp e fornecer maneiras de confirmar fatos ou informações.



+ NOTÍCIAS
Sete em cada dez brasileiros acreditam que a vida vai melhorar este ano
Brasil é 3º país com mais usuários do YouTube em 2023

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Não é só competência, é eixo estratégico: a visão do Grupo Almaviva para a IA
Em entrevista exclusiva ao portal CM, Valéria Sandei, fala sobre o novo papel no Grupo Almaviva como Diretora Global de IA e afirma que o próximo ciclo com essa tecnologia será definido por aplicações concretas, responsáveis e escaláveis
Daniel Roque, Vice-Presidente de Negócios da Cacau Show.
Como a Cacau Show quer transformar chocolate em experiência
Cacau Show aposta em parques, resorts e fazendas para transformar produto em experiência, e experiência em fidelidade permanente.
Alexa+ estreia no Brasil para acompanhar o ritmo do novo CX
A assistente de IA generativa da Amazon chega ao mercado brasileiro e promete uma experiência conversacional mais inteligente
Electrolux: O que uma marca centenária aprendeu sobre o consumidor e o futuro da experiência
Ao completar 100 anos, a Electrolux compartilha os aprendizados de quem acompanhou gerações de consumidores e mostra como tecnologia, conveniência e relacionamento devem moldar o futuro da experiência do cliente.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Parceria entre McDonald’s e Coca-cola pode estar em crise Você sabia que pode pagar mais por ser mulher? Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil