Pesquisar
Close this search box.
/
/
WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz

WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz

Uma pesquisa da Opinion Box explorou os hábitos de uso dos brasileiros no WhatsApp e entendeu padrões e frequência de consumo do app

A maior parte das pessoas usa o WhatsApp de maneira diversa e quase completa. Os perfis aproveitam as diversas ferramentas para explorar recursos audiovisuais e há tendência de maior unanimidade no uso do app de conversas – a maior parte das pessoas faz chamadas por lá, e não mais pelo próprio telefone. É fato que o WhatsApp tendência a crescer nos próximos anos.

A Opinion Box divulgou uma pesquisa sobre como as pessoas utilizam WhatsApp no Brasil; foram ouvidas 2.075 pessoas em março de 2023. O estudo revelou diversas tendências de uso do aplicativo de conversa, tanto em formato como conteúdo. Alguns dos principais dados têm a ver com frequência e quantidade de uso. O Brasil é o segundo país que mais usa o app, e 99% dos perfis abre o app pelo menos uma vez por dia, como mostrou a pesquisa.

Leia mais:
Vendas no WhatsApp: como aproveitar o potencial dessa poderosa ferramenta

É importante notar, também, que as pessoas usam mais o WhatsApp, e esperam seguir esse padrão. 89% das pessoas usou o app na mesma frequência ou com maior frequência do que no ano anterior, e 90% espera que use mais ou igualmente no próximo ano.

Formatos de uso

Das funcionalidades de comunicação no WhatsApp, a única que não é usada pela maioria das pessoas é o Meu Status, pois apenas 39% das pessoas publica os stories. Porém, troca de imagens, áudios, figurinhas, vídeos e chamadas de voz são ferramentas utilizadas pela maioria das pessoas.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

A chamada de voz dentro do aplicativo é um dos formatos com mais potencial. Este ano, uma a cada três pessoas usou a ferramenta diariamente, contra 17% no ano anterior. A maioria das pessoas (64%) também usa mais o WhatsApp para fazer ligações de voz do que o próprio telefone.

Porém, é importante notar que uma a quatro pessoas não gosta de receber áudios no WhatsApp.

Conheça o Mundo do CX

Comunicação empresarial

O WhatsApp como forma de comunicação empresarial também viu crescimento, e as pessoas buscam o canal como forma de se informar e buscar assistência. 69% das pessoas acham um ótimo modo de contato, e usam principalmente para obter informações (77%), buscar suporte (69%) e fazer compras (59%).

A boa notícia é que as pessoas são receptivas para marcas e divulgação no WhatsApp. 30% dos perfis está em grupos do WhatsApp e 53% não liga de receber publicidade esporádica. Mas a frequência é importante: 67% das pessoas saem de grupos com alto volume de mensagens, ou se incomoda com muitas mensagens em uma conversa.

Leia mais:
Para onde caminha o WhatsApp como ferramenta de atendimento?

A busca e comunicação se convertem em venda. 68% das pessoas já usou o aplicativo para contratar serviços, e 65% comprou produtos por lá.

Segurança no WhatsApp

As pessoas se preocupam com fraudes e golpes no WhatsApp. O WhatsApp Pay, ferramenta que permite pagamentos dentro do app, é um dos maiores exemplos de como as pessoas se protegem: 80% das pessoas nunca usou o método, e apenas 14% usa com frequência ou ocasionalmente.

Das pessoas que não usam o WhatsApp Pay, a maioria (42%) é por medo de golpes. O segundo maior motivo é a falta de entendimento de como usar (16%).

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Outra grande questão de segurança no aplicativo são as divulgações de notícias falsas. 70% das pessoas se preocupa que elas possam ser nocivas para as pessoas – e uma a cada três pessoas acredita que recebe muitas fake news. Portanto, é necessário desmistificar o medo de informações do WhatsApp e fornecer maneiras de confirmar fatos ou informações.



+ NOTÍCIAS
Sete em cada dez brasileiros acreditam que a vida vai melhorar este ano
Brasil é 3º país com mais usuários do YouTube em 2023

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]