/
/
O sucesso da gamificação no mercado financeiro

O sucesso da gamificação no mercado financeiro

Tendência é que instituições financeiras utilizem cada vez mais a gamificação e ferramentas que ajudem a criar uma relação mais próxima

Nos últimos anos pudemos observar a intensa popularização das estratégias de gamificação, que são focadas na melhora do engajamento, interação e integração dos consumidores e usuários das mais variadas plataformas com as empresas e os produtos e soluções oferecidos por elas. De acordo com um levantamento da P&S Market Research, empresa de consultoria, a previsão é que o setor de gamificação fature mais de US $22 bilhões até dezembro desse ano, valor muito significativo e que mostra como a área está crescendo.

Conheça o Mundo do CX

Números tão expressivos como esse só poderão ser alcançados graças à aderência da ludificação por diversos segmentos, como varejo, saúde, educação, RH e, mais recentemente, pelo mercado financeiro. De maneira simplificada, ela é caracterizada pela aplicação de mecânicas, elementos e lógicas de jogos, tais como métodos de pontuação, ferramenta de feedbacks rápidos, designs criativos, rankings, storytelling, recompensas e componentes visuais de progresso, em atividades fora do contexto dos games, com o objetivo de tornar esses exercícios mais divertidos, leves, motivadores e cativantes para aqueles que estão envolvidos nas dinâmicas.

Ela pode ser aplicada em diversas ações e tarefas, e, por dialogar com as novas tecnologias, como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, outras ferramentas de atração de usuários e ter apresentado resultados positivos, chamou a atenção do setor de finanças.

Um caso recente que exemplifica essa adoção é o anúncio do Banco do Brasil sobre as mudanças no modelo de conta que disponibiliza para o público com menos de 18 anos. A instituição financeira percebeu que eles têm uma preferência pelo digital e por funcionalidades inovadoras e mais tecnológicas, e resolveu apostar nisso.

Agora, os usuários ativos nessa faixa etária terão acesso ao BB Cash, uma conta que pode ser aberta de maneira online e possibilitará o uso dos produtos já oferecidos, como PIX e aplicação em investimentos, e também novas funções voltadas a educação financeira e baseadas em gamificação, que engajem e estimulem os clientes a interagir cada vez mais com o banco e todo esse ambiente. Com essas ações, a ideia é duplicar a quantidade de clientes até 18 anos nos próximos dois anos.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Outro exemplo que aponta para a disseminação das estratégias de ludificação nesse mercado é o Nunos, programa de recompensas do Nubank. Ele conta com missões e outras tarefas ligadas à rotina financeira, como pagamento de contas e utilização do cartão, e presenteia os usuários com prêmios surpresas quando as ações são cumpridas. Isso incentiva os clientes a realizarem toda a sua jornada financeira pelo aplicativo deles.

Com o sucesso dessas iniciativas, a tendência é que as instituições financeiras passem a utilizar cada vez mais a gamificação e invistam em novas ferramentas que estimulem não apenas o consumo da população, como também ajudem a criar uma relação mais próxima, inteligente e comprometida com esse universo.

*Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio


+ Notícias

A empresa do futuro muda sob demanda

Quais são as melhores práticas de experiência do Colaborador que você precisa adotar em 2023?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]