O Walmart está adotando em larga escala a realidade virtual no contexto diário de seus funcionários. Em outubro, a gigante varejista lançará treinamento para funcionários baseado em realidade virtual nas lojas dos Estados Unidos.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O Walmart enviará quatro Oculus Go VR para todos os hipermercados e, também, duas unidades para cada mercado de bairro. Até o final de 2018, haverá 17.000 equipamentos VR disponíveis nas lojas para os funcionários, uma iniciativa que dará a mais de um milhão de colaboradores do Walmart acesso ao aprendizado virtual, de acordo com o “Walmart Today”, o blog oficial da rede supermercadista.
Como funciona o treinamento VR
Os funcionários usarão os óculos de realidade virtual para acessar mais de 45 módulos baseados em atividades desenvolvidas pelo Walmart em conjunto com a STRIVR, empresa especializada em VR. A plataforma oferece conteúdo de treinamento realista, repetitivo e escalável, que ajuda os funcionários a aprender informações mais rapidamente e a retê-las melhor. O programa de treinamento em realidade virtual se concentrará em ensinar os funcionários sobre novas tecnologias e habilidades técnicas para a loja, como empatia e atendimento ao cliente.
“O melhor da RV é sua capacidade de tornar a aprendizagem experiencial”, disse Andy Trainor, diretor sênior do Walmart nos Estados Unidos. “Quando você assiste a um módulo através da tecnologia, seu cérebro sente que você realmente experimentou uma situação”, disse ele. “Também vimos que o treinamento em RV aumenta a confiança e a retenção, ao mesmo tempo em que melhora as pontuações nos testes em 10% a 15%”, conclui o executivo.
Esta não é a primeira incursão do Walmart na tecnologia de RV. A empresa introduziu pela primeira vez o aprendizado virtual em 30 centros de treinamento do Walmart, em maio de 2017. O sucesso do programa levou a empresa a expandir a tecnologia para todas as lojas.
O Walmart é tão otimista em relação à tecnologia que o laboratório de inovação da empresa, a Store Nº 8, adquiriu a Spatialand, uma pequena plataforma de realidade virtual e estúdio de conteúdo, em fevereiro. O estúdio é encarregado de desenvolver e explorar novos produtos e usos da realidade virtual através de ambientes de varejo imersivos.