Pesquisar
Close this search box.
/
/
Eventos: Voltamos a nos encontrar, ufa!

Eventos: Voltamos a nos encontrar, ufa!

Luís Fernando Guggenberger, da Vedacit, comenta a retomada dos eventos presenciais e a discussão da diversidade

Março de 2020 nunca mais estará fora da nossa lembrança. O mês foi marcado pela nuvem negra que pairou em nossas cabeças com a pandemia da Covid-19. Da noite para o dia, planejamentos foram revistos, metas foram rediscutidas e repactuadas, casas se tornaram escritórios, lares e salas de aula ao mesmo tempo. Deixamos de conviver presencialmente com pessoas em nossos trabalhos, encontros de happy hour e eventos.

Aliás, o setor de eventos amargou por um longo tempo um cenário de muitas incertezas, como muitos outros. Centros que recebem pessoas vindas de todos os cantos do mundo ficaram às moscas. Agências precisaram se reinventar e criar formas para minimamente manterem-se de pé. Profissionais e artistas também buscaram inúmeras alternativas para manter a renda.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da Consumidor Moderno

Eis que a nuvem está se dissipando e voltamos a nos encontrar, ufa! Escritórios retomando em novos formatos de trabalho, a maior parte utilizando um modelo híbrido com o home office, aspecto de fundamental importância, afinal, eles têm silêncio e sons, parafraseando Lulu Santos, e eu diria que têm cheiro também.

Aos poucos, o mercado de eventos começa a sua retomada. Neste primeiro momento, muito movimentado pela nossa necessidade de sair de casa, do escritório e voltarmos a ver gente. Segundo, porque eles são sem dúvida alguma uma boa maneira para fecharmos bons negócios e, para esta retomada da nossa economia, passam a ter uma importância ainda maior.

Leia mais: Como a revolução politicamente correta está orientando o consumo

Rodando por alguns desses eventos, em especial os ligados ao setor da construção civil brasileira, notei uma mudança importante em tempos de agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa), tomando espaço cada vez maior dentre os pilares da estratégia das empresas. Ainda que de maneira gradativa, as discussões sobre diversidade vêm ocupando as rodas de debate do setor e, em uma sociedade cada vez mais ligada no discurso e prática das organizações, é de fundamental importância estarmos atentos para garantir em todos os pontos de contato dos stakeholders com as marcas a coerência tão esperada pelos consumidores.

No aspecto da diversidade, uma mudança que percebo é o protagonismo das mulheres na agenda dos eventos

Em pleno século XXI é inadmissível que sejam tratadas como um objeto. No passado, em eventos como a Feira do Automóvel, o que mais atraia os visitantes eram não só as supermáquinas e lançamentos da indústria automobilística, mas também as modelos hipnotizando os visitantes. Aliás, alguns desses eventos da construção civil cometiam — e ainda temos algumas marcas que cometem — esse equívoco, colocando nos estandes mulheres seminuas, algumas vestidas como se estivessem embaladas à vácuo, para vender pincel, prego e afins.

Vejam, não estou criticando aqui a liberdade que toda e qualquer mulher tem que ter sobre o que veste, sou totalmente a favor do “meu corpo, minhas regras”. A crítica aqui é que ainda vemos colegas nas áreas de marketing selecionando o casting e escolhendo vestimentas para a composição visual dos espaços, o que não cabe mais em nossa sociedade, com intencionalidades muito atrasadas. Pior ainda, marcas que declaram a sustentabilidade como um atributo que as diferenciam no mercado praticando o chamado greenwashing nestes momentos, afinal, coerência entre discurso e prática é tudo.

Leia mais: Responsabilidade social para além da publicidade

Neste sentido, deixo aqui o meu convite para refletirmos nesse momento de retomada dos eventos presenciais, onde muitos de nós temos nos preocupado em aproveitar para inovar e criar outros formatos de interação com os diferentes públicos. Será que também não é uma boa hora para revermos velhos paradigmas como esse do protagonismo de homens e mulheres nesses encontros?

*Por Luís Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, responsável pela coordenação das iniciativas de Inovação Aberta e Sustentável, pelo Instituto Vedacit e CCVO (Chief of Corporate Venture Officer) da TRUTEC.


+ Notícias

267 anos: Burger King lança campanha de conscientização de gênero

Sustentabilidade: por que ainda é difícil ganhar escala no mercado? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]