Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a Amazon pretende zerar as emissões líquidas de carbono até 2040

Como a Amazon pretende zerar as emissões líquidas de carbono até 2040

Amazon é a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo pelo quarto ano consecutivo, com grandes projetos no Brasil.

Em 2019, Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, anunciou a criação do The Climate Pledge, junto ao Global Optimism. A iniciativa tem como objetivo acelerar esforços de combate às mudanças climáticas. O acordo prevê que as empresas signatárias zerem suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040 – dez anos antes do prazo previsto pelo Acordo de Paris. Desde então, 469 empresas de 59 indústrias já assinaram o compromisso, como Hewlett Packard, Ambev, Salesforce, Scania e Pepsico.

Essas empresas se comprometem a atuar na geração e análise de relatórios periódicos, na eliminação líquida de carbono por meio de estratégias de descarbonização alinhadas ao Acordo de Paris, e na criação de compensações alcançáveis.

Em 2022, 90% de suas operações globais eram movidas à eletricidade de fontes renováveis. Já em 2023, a Amazon anunciou mais de 100 novas iniciativas energéticas. Hoje, são mais de 500 projetos que, no total, deverão ser capazes de gerar mais de 77 mil GWh (gigawatts-hora) de energia limpa por ano.

Energia renovável no Brasil

No Brasil, a empresa busca abastecer toda sua operação – espalhada entre dez centros de distribuição (CD) em diferentes cidades e estados, como Nova Santa Rita (RS), Cajamar (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE) – com fontes sustentáveis até 2025.

Para abastecer uma operação dessa magnitude, é preciso também estruturas sólidas. Nesse sentido, a Amazon conta com dois projetos de energia renovável no país. O primeiro é um parque solar de 122 MW (megawatt) anunciado em 2022, com investimentos de R$ 2 milhões em programas de proteção ambiental durante o período de construção. Já o segundo se trata de um parque eólico responsável pela geração de 49.5 (MW), localizado no Complexo Eólico do Seridó, Rio Grande do Norte.

O resultado esperado a partir da conclusão dos dois projetos é a capacidade de geração de mais de 530 GWh (Gigawatt-hora) de energia limpa a cada ano. O valor é equivalente à quantidade de eletricidade necessária para abastecer cerca de 100 mil residências por ano.

“Nossa responsabilidade é criar um legado que contribua para a nossa missão global de sustentabilidade”, define Ricardo Pagani, líder de operações da Amazon no Brasil. “Ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ambiental, também investimos nas comunidades onde vivemos e operamos. Acreditamos que usar nossa escala para fazer o bem é importante e beneficia nossos clientes, funcionários e funcionárias, assim como o planeta. Por isso, investimos em projetos que valorizam nosso compromisso de longo prazo com o meio ambiente e a sociedade”.

Redução de emissões líquidas

Já em 2023, a empresa anunciou o projeto Laneshift que, por meio de investimento de US$ 10 milhões do grupo C40 Cities e do The Climate Pledge, para acelerar o uso de veículos rodoviários de carga com opções elétricas. Além disso, o projeto visa melhorar a infraestrutura de rotas em regiões relevantes. No Brasil, o projeto será implementado em Curitiba e na cidade do Rio de Janeiro. Também estará presente em localidades no México, na Colômbia e no Equador.

Preservação ambiental

A Amazon ainda é responsável por formar parcerias e incentivos com programas que visam a preservação ambiental. A empresa é membro-chave da Coalização LEAF, iniciativa público-privada global para mobilizar ao menos US$ 1 bilhão com o objetivo de proteger as florestas tropicais globais.

“”Entendemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, e é por isso que a Amazon se dedica a reduzir seu impacto no meio ambiente”, explica Saori Yano, responsável pela sustentabilidade das operações da Amazon no Brasil. “Estamos cientes de que é uma longa jornada, mas continuamos otimistas com os esforços que deixarão um impacto positivo e duradouro no planeta e nas comunidades em que operamos. Com iniciativas diárias e relevantes, já estamos reduzindo as emissões de carbono e desempenhando um papel importante no combate às mudanças climáticas e na preservação do planeta. Queremos colaborar ativamente na construção de um futuro mais sustentável e equitativo para todos e todas”.

*Foto: MikeDotta / Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]