/
/
Isto é o que você precisa saber para engajar de verdade a sua equipe

Isto é o que você precisa saber para engajar de verdade a sua equipe

É preciso encarar a questão de frente: uma equipe feliz tem resultados muito melhores. A sua empresa sabe fazer colaboradores felizes?

A importância das pessoas nos resultados de uma empresa é algo largamente discutido no Brasil – a NOVAREJO, inclusive, aborda o tema com frequência e apoia o reconhecimento Melhores Empresas para Trabalhar GPTW NOVAREJO. Na NRF 2017, o tema ganhou proporções globais e os executivos concordam em unanimidade: nunca se falou tanto sobre cultura, engajamento e propósito. Nesse sentido, Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência Consultoria, trouxe sua visão sobre o assunto durante o Pós NRF 2017 promovido pela BTR Varese com apoio da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O executivo destaca que, primeiro, as empresas precisam deixar suas pessoas felizes. “Porque sem um eu feliz não existe nós. O eu é o propósito, o nós é a causa”, aponta. “As pessoas se doam quando pessoas com certos propósitos se unem por uma causa”. As pessoas são diferentes então é natural que tenham propósitos diferentes. Sem ele, porém, ninguém vai para frente.
Itens como vocação, razão de ser e bem estar comum precisam estar na pauta das empresas, elas realmente precisam prestar atenção nisso para fazerem suas equipes felizes. “Quando encontro uma razão de ser para a minha vocação e levo para o bem estar comum, quero atuar praticamente como voluntário. Aí mora o propósito”, explica o executivo.
As inscrições para o reconhecimento Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW NOVAREJO já estão abertas! Inscreva-se aqui.
Em sua visão, fica uma pergunta simples: como posso exigir que alguém atue bem em uma função se eu (empresa) não faço o bem para ela?
Visão
Saiani destaca a importância de unir missão com causa. “A causa precisa funcionar para todo mundo. O problema de varejo é que existe todo mundo, mas alguns são mais todo mundo que os outros. A matriz acha que a ponta é lixo, que não estuda, que não importa, mas é ela que entrega a experiência do cliente, é ela que importa”, provoca. “Quem não trata a ponta bem não é o cliente, é a matriz da empresa”.
Assim, o executivo cria o termo de B2WE (em vez de B2B, business to business, ou B2C, business to customer) – o negócio para nós. Porque se a empresa não for boa para o funcionário, o trabalho não rende. Se quem manda na empresa é o cliente, a equipe mais importante é aquela que fica na frente do cliente.
KPIs
Quem é o líder do futuro? “Aquele que sabe ser um ‘cutucador’ permanente de pessoas para ver se ela consegue fazer melhor”, descreve o especialista. Por isso, define duas métricas que são as mais importantes ao seu ver: Interesse Genuíno em Pessoas e Elogio Por Dia – a soma para garantir uma equipe motivada. “Sai na frente não aquele que se adapta mais rápido, mas aquele que inspira os outros a se adaptarem”.
Assim, é necessário que o varejo ensine sua equipe a conquistar o cliente. “Você compra mais de quem insiste em vender ou de quem atende melhor?”, questiona.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]