Para o consumidor, dinheiro não é brincadeira. Esse fato ficou bastante claro no estudo Connected Life, realizado pela TNS. A pesquisa verifica as atitudes e comportamentos de mais de 60.500 usuários de internet em mais de 50 países. Além disso, explora como a tecnologia está transformando a vida dos consumidores ao redor do mundo.
Assim, mostra que 88% dos shoppers do Brasil dizem realizar algum tipo de pesquisa antes de fazer uma compra. No mundo todo, esse número é de 84%. Além disso, entre os brasileiros que realizam tais pesquisas, 68% buscam off-line.
Quando o tema é idade, o estudo deixa claro que há pouca diferença na quantidade de pesquisa pré-compra por faixa etária: consumidores entre 16 e 24 anos consultam aproximadamente 4,9 fontes, enquanto aqueles que estão entre 55 e 65 anos estudam 3,8 fontes.
Esse fato se aplica não apenas em compras de alto valor, como carros, voos, tecnologia, turismo e serviços financeiros. Produtos baratos também são objeto de pesquisa. Exemplos disso são itens como gel de banho, cosméticos, fraldas e alimentos para animais de estimação.
Assim, três quartos (77%) dos shoppers, dizem que fazem pesquisa pré-compra para produtos de cuidados pessoais, tais como perfumes e cosméticos, 91% para produtos de cuidados com bebês e 69% para itens de higiene.
De acordo com os especialistas da TNS, ?o Big Data e a proliferação dos dispositivos e plataformas entre os consumidores significa que os varejistas estão aprendendo o que os compradores querem e, em seguida, oferecendo conteúdo de acordo com os targets?. Dessa forma, geram informações relevantes sobre a compra.
*Via Consumidor Moderno.