Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Você não pode ser o Google. E tem que lidar com isso”

“Você não pode ser o Google. E tem que lidar com isso”

Toda empresa quer interagir com o público como o Google. Nenhuma consegue. Por que?

Cannes – França – A sua empresa sofre de síndrome de Google? Uma doença recente, que atinge corporações as mais diversas. Essa doença é particularmente perigosa quando atinge a sua comunicação de marca. Isso porque o Google tornou-se a palavra-chave para “marketing”, e levou diversos anunciantes a buscarem agências que tenham esse perfil. Isso porque a maneira pela qual o gigante das buscas se relaciona e se conecta com seus clientes permite a ele entender os consumidores em um nível jamais atingido por nenhuma organização de marketing convencional.

Pois bem: se as empresas em geral nunca praticaram esse nível de interação, como esperam reproduzir essa maneira de ser do Google em seus negócios? É um paradoxo. E a resposta para ele está justamente na revisão da parceria das empresas com as suas agências de comunicação. A criatividade pode ser buscada em bases diferentes, agora, enriquecida por novas fontes de dados e multiplicidade de mídias e plataformas digitais.

Essa temática complexa foi o centro do painel “Você não pode ser o Google e tem que lidar com isso”, que teve 3 apresentações distintas, rápidas e contundentes dos profissionais: Gary Stolkin, CEO Global da The Talent Business, Damien Eley, fundador da Mistress, Mark Hardy, CMO do Viber. Gary começou a sua apresentação falando que seria melhor às empresas aumentarem seu nível de criatividade e seu senso de qualidade antes de pedir às agências sejam como o Google. Elas não estão preparadas para serem como o Google. As agências procuram relacionamentos de longo prazo, mas vivemos em um mundo cada vez mais orientado a conteúdo, o que torna as parcerias mais efêmeras.

google

Damien Eley, da Mistress, diz que o contexto atual motiva profissionais de marketing a pedirem às suas agências que elejam os KPIs (indicadores) necessários para avaliar o próprio trabalho que elas produzem, ao invés de fornecê-los para as agências. Em um mundo no qual as pessoas passam 45 minutos no Facebook e cada vez menos nos canais tradicionais, principalmente os Millennials, há um sinal evidente de que a forma de comunicar está mudando.

O criativo mostrou dados consistentes que apontam que, em 2020, 2/3 das pessoas irão consumir vídeos apenas em dispositivos móveis. Para exemplificar seu ponto de vista, Damien mostrou uma campanha criada para a Vans especificamente para o Snapchat, uma série de filmes de 7″, instantâneos, com tratamento natural, cru, sem efeitos. As possibilidades de engajamento e replicação do Snapchat são gigantescas e representam um formato capaz de impulsionar marcas de uma forma incomum.

O publicitário ainda enfatizou que o social mídia está mudando completamente o que se entende por propaganda. “Como construir marcas em um mundo mais social?”, provoca. “Por isso as agências não precisam ter formatos, precisam ser moldáveis.”

Mark Hardy, por seu lado, destaca a multiplicidade de conceitos e modismos que deixam os marqueteiros assoberbados, afogados num mar de ideias sem sentido.

Como se envolver em um cenário de multifragmentação das agências? Todos os dias, os profissionais de marketing sentem-se impelidos a adotar novos conceitos e testar novos formatos sem nenhum estudo prévio sobre como esses formatos irão afetar o consumidor.

Se a sua empresa busca incorporar práticas do Google para aprimorar seu relacionamento e interação com o cliente, é bom pensar de que modo ela pode ser mais criativa e amigável antes de mais nada.

 

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]