Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você é consumista?

Você é consumista?

"Ser consumista não tem a ver necessariamente com ser perdulário (esbanjador). Há consumistas que compram com equilíbrio e responsabilidade"

“Você é consumista?”. Um dia me fizeram essa pergunta. Confesso que fiquei calada pensando, fiz um balanço da minha vida, consultei as pessoas mais próximas a mim e cheguei a uma conclusão: sim, eu sou consumista.

O tema é uma questão para a Antropologia do Consumo. Poucos estudam a fundo e partem para o debate sobre o que é de fato consumismo. Você pode me dizer que é exagero, comprar o que não é necessário, se endividar, comprar futilidades etc. Para nós, antropólogos, que procuramos relativizar e entender o contexto do outro, é dura tarefa de decidir o limiar entre quem é ou não consumista. É bater o martelo e passamos de antropólogos a juízes em dois segundos.

E aí vem a retórica: Quem na sociedade atual não é consumista?

Somos todos consumistas em maior ou menor grau. Com interesses, motivações e circunstâncias diferentes.

Para o senso comum, ser consumista é ceder aos impulsos de compra de coisas que não necessariamente precisamos. Tipo ter dez sandálias e dez calças jeans. É comprar muito além do necessário. Em alguns casos, levando a pessoa a se endividar além da conta. E divide, parcela, me empresta o seu nome?

Leia também: Para que estudar o fenômeno do consumo?

Na verdade, acho que existem vários tipo de consumistas. Existe o consumista da night, por exemplo, que ninguém leva em consideração, aquele que é capaz de estourar o cartão numa noitada ou várias – seja pra curtir com os amigos ou só pra impressionar. Tem o consumista de Uber ou táxi, aquele sujeito que não usa transporte público e vê o seu rico dinheirinho sair voando em serviços de transporte particular. E tem o consumista de coisas, o viciado mesmo em comprar, o que ele compra pouco importa, ele tá frenético por adquirir, sentir algo novo, uma emoção… Aí, sim, penso que pode se tornar um vício. E, assim como vício em álcool e drogas, o meio influencia muito.

O termo consumismo tem um conteúdo ideológico – até pelo sufixo “ismo”. Está relacionado a algo patológico. Além disso, a sociedade incorporou como algo pejorativo – algo que não pode ser medido, obviamente.

Para a Antropologia do Consumo, tratar desse tema é complexo porque é um tabu. Parece estabelecer juízo de valor, justamente porque lida com a ideia de limite, um limite aceitável – e todos desenvolvem justificativas para amenizar essa sensação. Estou certa?

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Ser consumista não tem a ver necessariamente com ser perdulário (esbanjador). Há consumistas que compram com equilíbrio e responsabilidade. Ser consumidor ou consumir é buscar em um enlace de retorno externo uma experiência que gera um equilíbrio interno. Não supre uma falta, cumpre uma função construtiva de si mesmo. Não é um vício, é um modo de pertencimento. Consumir é fazer parte. Só uma parcela pequena consome por compulsão, aí é levar em conta como cada indivíduo lida com as suas ações, se há culpa, se há arrependimento, se comprar é algo mais forte que ele etc…há tratamento.

Uma vez um amigo me disse que o uso pejorativo, em tom acusatório – “consumismo” – pode ser preconceito da geração anterior, que não tinha poder de escolha. Cá entre nós: o consumismo de certos itens, como roupas e livros, mantém a minha identidade atualizada. E diferente de muita gente, eu não tenho um armário lotado, eu tenho um acervo, assim como tenho uma biblioteca. São peças atemporais, de boa qualidade, duráveis.
Então, vamos lá, que sejamos consumistas mais responsáveis, com nossas escolhas, com o planeta, com menos culpa e muito mais consciência.
Faça as contas e aposte naquilo que você acredita.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]