Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vinil, iPhones e Jeans

Vinil, iPhones e Jeans

NOVAREJO está nos EUA em um dos eventos mais intrigantes, onde criatividade é o eixo

Um dos eventos mais curiosos, diversificados e intrigantes do mundo atualmente – e já há algum tempo – é o SXSW ou South by Southwest. Anualmente, a cidade de Austin, no Texas, sedia este evento que combina música, tecnologia, cinema, cultura e comportamento. Uma convergência de indústrias variadas que nutre e inspira profissionais envolvidos com criatividade, e que fazem do SXSW um destino indispensável para descobertas e surpresas.

O fato do evento acontecer em Austin, uma cidade do Texas, repleta de edifícios admiráveis de concreto e vidro e muitos bancos – talvez por conta da força das indústrias de petróleo na região – causa estranheza. Há uma energia interessante aqui, como se além da convergência de conteúdos, há também uma deliciosa convergência de propósito. As pessoas aqui entendem que este é um evento no qual se discute o bem comum, onde a liberdade e a criatividade são forças motrizes para fazer a diferença.

Estou aqui em Austin para cobrir o evento para as plataformas NOVAREJO e Consumidor Moderno, incluindo revistas, sites e mídias sociais. A ideia, como sempre, é colocar uma lente, uma perspectiva mais estratégica capaz de traduzir para a realidade brasileira toda essa convergência de estímulos criativos. O Brasil precisa de muita inovação para sair da armadilha em que se enfiou, dopado de consumismo destrambelhado, esperanças de grandeza vã e promessas de populismo temporão.

De cara, algumas características do local chamam atenção. Primeiro, o quanto as pessoas aqui são amáveis. Nas mais diversas lojas, sorrisos, generosidade, interessa por servir são a regra. Depois, o fato da música ser um elemento cultural muito presente, um traço da identidade e do orgulho locais talvez tenha sido o elemento que impulsionou o SXSW aqui na região.

Por trás da simpatia, em contraste com a frieza séria dos edifícios dos grandes bancos, há toda uma indústria regional, baseada em artigos orgânicos, veganos, reciclados. O plástico aqui não tem vez, nas sacolas – todas de papelão, com alças ou de tecido (!) – e nem nos óculos, com armações legais de madeira(!).

Esse ar retrô combina com as lojas que exibem artigos e artefatos de material rústico-chique. A Urban Outfitters, loja queridinha de moderninhos e consultores (mesmo com um resultado desapontador ano passado), é realmente bastante agradável. Trabalha propositalmente esse ar vintage e mostra orgulhosa uma coleção de vinis – de artistas contemporâneos inclusive, como Adele – e vitrolas, todas cercadas por madeiras, em meio a roupas com cara descolada-chique.

Outra loja interessante é a Royal Blue Grocery. Uma rede com uma pegada mais rústica, local e orgânica que a da famosa Whole Foods. Muitos vinhos legais, cookies, temperos, lanches, saladas, sanduíches – com frescor, qualidade e cuidado na apresentação. A loja é um ambiente tranquilo, amistoso, Wi-Fi grátis e chocolates incrivelmente diferentes.

Ou seja, deixando de olhar para cima e colocando a vista no nível das ruas, aprende-se que Austin tem sim, ambiente para ser a cidade de um evento como o SXSW. Ela tem a inovação baseada na simplicidade, no resgate de símbolos que se conectam com a cultura e a identidade local. O rock é quase uma religião por aqui, assim como o jeans. As pessoas andam de jeans, quase todas, em toda parte. E as lojas abusam de designs e modelos incríveis da calça. Por toda, a informalidade está presente. Mais do que ela, uma espécie de confiança intrínseca que aproxima as pessoas, independentemente de sua origem, cor, classe social. E sabemos que a inovação floresce onde há confiança.

Talvez o Brasil precise olhar com carinho para o que acontece nas ruas – inclusive aquelas onde a violência exacerbada afugenta as pessoas e motiva que se enclausurem por livre vontade – e busque respostas para se reinventar como nação. A beleza de Austin é saber fazer conviver diferenças: bancos e música, rock e tecnologia, inovador e tradicional. Uma receita que poderia fazer bem ao Brasil.

Vamos discutir muito esses aspectos e outros, principalmente inovações e inspirações nessa cobertura do SXSW. Convido você a participar e a interagir conosco aqui em NOVAREJO e também em Consumidor Moderno, Consumidor Consciente, B2B Magazine, Portal Call Center e redes sociais.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]