/
/
Vídeos podem ajudar a alavancar as vendas no e-commerce

Vídeos podem ajudar a alavancar as vendas no e-commerce

Confira as dicas do diretor de vídeos, Vitor Alli, para aprender a se comunicar com seu público por meio de vídeos que podem ser divulgados na web

Os meios digitais são uma vitrine para diversos segmentos do varejo. Grande parte dos varejistas possuem páginas em diversas redes sociais e web sites, mas como aumentar o potencial dessas ferramentas de comunicação com o público?

De acordo com uma pesquisa da Cisco, até 2019 80% do tráfego online será de vídeos digitais, (em 2014 foram cerca de 67%). Outras pesquisas de comércios online indicam que as chances de compra podem aumentar em até três vezes quando um produto é apresentado com vídeo. A loja Stacks and Stacks registrou um aumento de 144%, por exemplo.

Além disso, de acordo com a Social Media Examiner, em 2015 os profissionais de marketing já apontavam o vídeo como o terceiro ponto mais importante de suas estratégias, perdendo apenas para blogging e uso de imagens. Segundo o diretor de vídeos, Vitor Alli, o mundo mudou muito nos últimos anos e a Internet dinâmica (ou web 2.0) acabou com a imagem do mediador. “O boca-a-boca voltou a tomar força. Estamos interessados em ver os donos das empresas. O que nos inspira são as pessoas por trás das marcas”, afirma.

Para Alli, quanto menor o negócio e maior a proximidade do empreendedor com o espectador, maior será também a relação de confiança entre eles. “A Internet nos possibilita isso. Você mesmo ser a cara do seu negócio é uma das ferramentas que mais vão fortalecer a sua marca, a sua identidade e trazer mais confiança e autoridade para você”, avalia o profissional. “E o que é melhor: sem custo em dinheiro. Não é à toa que grandes nomes da música, por exemplo, utilizam as redes sociais para entrar em contato direto com os fãs”, completa Alli.

No entanto, o especialista enfatiza que a educação audiovisual ainda não vem da escola e é necessário observar diversos detalhes para que os vídeos se tornem uma potencial ferramenta de vendas para marca. “No vídeo, não vale apenas o que é dito, mas também como é dito. O texto é só o início de todo o processo. O cenário, figurino, os gestos e expressões faciais, a luz, a movimentação em cena, o posicionamento e movimento da câmera, tudo está sempre comunicando algo para o seu público”, destaca Alli.

Confira três dicas dele para a produção de um bom vídeo:

1. Acostume-se com a própria voz
Muitas pessoas dizem não gostar da própria voz e tenta, geralmente, engrossá-la nos vídeos, na tentativa de ganhar mais autoridade na fala. Isso é um grande engano. Faça exercícios de leitura em voz alta – com textos de jornal, revista, internet -, por diversos dias. Você vai se acostumar com a sua voz, prestar atenção na sua interpretação e melhorar a sua fluência na fala.

2. Alongue-se antes de gravar
No vídeo, tudo é um pouco maior do que na vida real e precisamos estar com o corpo ativado para não parecer desleixado, cansado, preguiçoso. Dê uma atenção aos braços, ombros pescoços e músculos da face. Isso vai fazer toda a diferença na energia do seu vídeo.

3. Estude o seu conteúdo
Nunca se coloque em frente às câmeras despreparado. Saber o que vai falar não necessariamente é escrever palavra por palavra. Tenha uma linha de raciocínio traçada antes mesmo de apertar o REC. Isso vai te ajudar a ficar mais seguro, enfrentar a câmera com mais naturalidade e assertividade. Evite cacos na fala, como “Hãnnnn”, “É…”, “Né?”, “Tá”, e certamente vai economizar o tempo dos seus espectadores. Quando sabemos o que vamos dizer, nós não retomamos pontos, vamos direto ao assunto e conseguimos muito mais clareza nas nossas explicações.

Com as ferramentas cada vez mais acessíveis é possível produzir um bom vídeo com poucos recursos. Por que não experimentar?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]