Pesquisar
Close this search box.
/
/
Amazon Q, a inteligência artificial criada para o mundo corporativo

Amazon Q, a inteligência artificial criada para o mundo corporativo

A mais recente inovação da Amazon em inteligência artificial pode revolucionar o ambiente corporativo ao otimizar o desenvolvimento de recursos e oferecer controle personalizado de acesso aos dados

Com a inteligência artificial Amazon Q pode ajudar no mundo corporativo?

O objetivo dessa ferramenta é colaborar com a conclusão de tarefas do público corporativo, de forma simples e com o uso de prompts em linguagem natural. Exemplo: um gerente de marketing pode solicitar que um comunicado seja transformado em postagem de blog, ou até mesmo que seja resumido. O Amazon Q pesquisa o conteúdo da empresa, que pode se moldar à linguagem interna, e cria uma resposta de acordo com os padrões da marca.

O Amazon Q pode ainda contribuir com a criação de avisos de mídia social, e analisar os resultados de campanha. Seu conjunto de recursos oferece suporte aos desenvolvedores e profissionais de TI. Além disso, pode ser usado para criar aplicações na AWS, pesquisar práticas recomendadas, resolver erros e obter assistência na codificação de novos recursos para suas aplicações. Por exemplo, o Amazon Q Code Transformation pode realizar atualizações de aplicativos Java agora, das versões 8 e 11 para a versão 17.

O poder do controle personalizado de acesso aos dados

O Amazon Q facilita o gerenciamento do acesso aos seus dados, garantindo que os usuários obtenham informações de acordo com suas permissões. Basta conectar o Amazon Q ao seu provedor de identidade externa possível compatível com SAML 2.0, como Okta, Azure AD e Ping Identity, para controlar a autenticação e autorização do usuário.

Por meio dos controles de administrador do Amazon Q, é viável ativar ou desativar as seguintes funcionalidades: restringir respostas ao conteúdo corporativo exclusivamente ou usar conhecimento próprio para responder a consultas quando o repositório corporativo não contém informações relevantes; estabelecer detalhes bloqueados; definir o contexto para obter respostas ideais.

O que o usuário pode esperar do Amazon Q?

O Amazon Q foi treinado com base em 17 anos de conhecimento e práticas recomendadas da AWS. A ferramenta tem o intuito de ajudar o usuário em cada estágio do desenvolvimento, de acordo com suas aplicações. Dentro desse objetivo, ele surge com algumas funcionalidades, sendo uma delas a capacidade de conversação, com perguntas e respostas, que está atualmente em versão prévia em todas as regiões comerciais da AWS. O recurso é integrado ao AWS Management Console, ao aplicativo móvel do console AWS, à documentação da AWS, aos sites da AWS e ao Slack e Teams por meio do AWS Chatbot.

Outra proposta da ferramenta é oferecer assistência para a solução de problemas de rede. Ou seja, através do Amazon Q é possível consertar situações, como as causadas ​​por configuração incorreta de rede na conta atual da AWS.  A ferramenta também está disponível em IDEs compatíveis, o que permite fazer perguntas e obter ajuda no IDE conversando com o Amazon Q ou invocando ações digitando na caixa de bate-papo.

Já a capacidade de desenvolvimento de recursos pode orientar o usuário de forma interativa. A ferramenta auxilia desde a ideia até a criação de novos recursos em seu IDE e no Amazon CodeCatalyst. O funcionário pode passar de um prompt em linguagem natural a recursos do aplicativo em minutos, com instruções passo a passo interativas e práticas recomendadas, diretamente do IDE. Com um prompt, o Amazon Q tentará entender a estrutura do seu aplicativo e dividir seu prompt em etapas de implementação lógicas e atômicas.

A atualização de aplicativos se torna mais simples, também como uma das vantagens da nova ferramenta de inteligência artificial da Amazon. Essa facilidade é promovida através de uma transformação de código guiada. Chamado Amazon Q Code, o recurso simplifica a manutenção, a migração e a atualização dos aplicativos existentes.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]