Com foco no público corporativo, a Amazon lançou sua nova ferramenta de inteligência artificial (IA), o Amazon Q. O assistente generativo surge com a proposta de melhorar o fluxo de trabalho e pode ser usado para resolver problemas, gerar conteúdo, obter insights, além de se conectar com os repositórios de informações, códigos, dados e sistemas corporativos da sua empresa. Esse novo recurso oferece a possibilidade de obter informações e conselhos instantâneos, que podem contribuir com os colaboradores das empresas para agilizar tarefas, acelerar a tomada de decisões e a solução de problemas e ajudar a estimular a criatividade e a inovação no trabalho.
Quanto aos custos da nova ferramenta de inteligência artificial da Amazon, serão adaptados às necessidades do usuário, uma vez que o Amazon Q pode se moldar às interações individuais com base nas suas identidades. Além disso, a AWS (Amazon Web Services) reforçou não usar o conteúdo de seus clientes para treinar os modelos da plataforma. Ou seja, as informações fornecidas seguem privadas.
Com a inteligência artificial Amazon Q pode ajudar no mundo corporativo?
O objetivo dessa ferramenta é colaborar com a conclusão de tarefas do público corporativo, de forma simples e com o uso de prompts em linguagem natural. Exemplo: um gerente de marketing pode solicitar que um comunicado seja transformado em postagem de blog, ou até mesmo que seja resumido. O Amazon Q pesquisa o conteúdo da empresa, que pode se moldar à linguagem interna, e cria uma resposta de acordo com os padrões da marca.
O Amazon Q pode ainda contribuir com a criação de avisos de mídia social, e analisar os resultados de campanha. Seu conjunto de recursos oferece suporte aos desenvolvedores e profissionais de TI. Além disso, pode ser usado para criar aplicações na AWS, pesquisar práticas recomendadas, resolver erros e obter assistência na codificação de novos recursos para suas aplicações. Por exemplo, o Amazon Q Code Transformation pode realizar atualizações de aplicativos Java agora, das versões 8 e 11 para a versão 17.
O poder do controle personalizado de acesso aos dados
O Amazon Q facilita o gerenciamento do acesso aos seus dados, garantindo que os usuários obtenham informações de acordo com suas permissões. Basta conectar o Amazon Q ao seu provedor de identidade externa possível compatível com SAML 2.0, como Okta, Azure AD e Ping Identity, para controlar a autenticação e autorização do usuário.
Por meio dos controles de administrador do Amazon Q, é viável ativar ou desativar as seguintes funcionalidades: restringir respostas ao conteúdo corporativo exclusivamente ou usar conhecimento próprio para responder a consultas quando o repositório corporativo não contém informações relevantes; estabelecer detalhes bloqueados; definir o contexto para obter respostas ideais.
O que o usuário pode esperar do Amazon Q?
O Amazon Q foi treinado com base em 17 anos de conhecimento e práticas recomendadas da AWS. A ferramenta tem o intuito de ajudar o usuário em cada estágio do desenvolvimento, de acordo com suas aplicações. Dentro desse objetivo, ele surge com algumas funcionalidades, sendo uma delas a capacidade de conversação, com perguntas e respostas, que está atualmente em versão prévia em todas as regiões comerciais da AWS. O recurso é integrado ao AWS Management Console, ao aplicativo móvel do console AWS, à documentação da AWS, aos sites da AWS e ao Slack e Teams por meio do AWS Chatbot.
É possível também otimizar a seleção de instâncias do Amazon EC2 (Amazon Elastic Compute Cloud), de acordo com a carga de trabalho e com recomendações personalizadas. Além disso, a ferramenta de inteligência artificial Amazon Q pode ajudar o público corporativo a resolver erros de vários serviços da AWS diretamente no console.
Outra proposta da ferramenta é oferecer assistência para a solução de problemas de rede. Ou seja, através do Amazon Q é possível consertar situações, como as causadas por configuração incorreta de rede na conta atual da AWS. A ferramenta também está disponível em IDEs compatíveis, o que permite fazer perguntas e obter ajuda no IDE conversando com o Amazon Q ou invocando ações digitando na caixa de bate-papo.
Já a capacidade de desenvolvimento de recursos pode orientar o usuário de forma interativa. A ferramenta auxilia desde a ideia até a criação de novos recursos em seu IDE e no Amazon CodeCatalyst. O funcionário pode passar de um prompt em linguagem natural a recursos do aplicativo em minutos, com instruções passo a passo interativas e práticas recomendadas, diretamente do IDE. Com um prompt, o Amazon Q tentará entender a estrutura do seu aplicativo e dividir seu prompt em etapas de implementação lógicas e atômicas.
A atualização de aplicativos se torna mais simples, também como uma das vantagens da nova ferramenta de inteligência artificial da Amazon. Essa facilidade é promovida através de uma transformação de código guiada. Chamado Amazon Q Code, o recurso simplifica a manutenção, a migração e a atualização dos aplicativos existentes.