As vendas dos supermercados brasileiros registraram performance estável no primeiro semestre de 2016. Em comparação a 2015, o acumulado do ano, de janeiro a junho, apresentou alta de 0,07%, aponta o Índice Nacional de Vendas ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade.
Em junho, as vendas do setor supermercadista em valores reais – deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de 1,03% frente a maio e alta de 1,67% em relação ao mesmo mês do ano de 2015. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de -0,68% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a junho do ano anterior, alta de 10,66%. Nesse ângulo, no acumulado do ano as vendas cresceram 9,74%.
Os resultados fizeram a entidade rever suas perspectivas para o ano. “O resultado de junho mostra que as vendas em faturamento bruto apresentam estabilidade e aumentam a perspectiva de se atingir um resultado positivo no ano – ainda que pequeno -, contrariando as nossas estimativas iniciais que apontavam um recuo de 1,8%”, destaca Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da ABRAS.