/
/
Vendas no varejo físico caem, mas e-commerce cresce em julho

Vendas no varejo físico caem, mas e-commerce cresce em julho

Pesquisa da Mastercard revela que o recuo no varejo físico tem sido cada vez menor, ao passo que o e-commerce segue em trajetória de alta

As vendas no varejo físico brasileiro continuam registrando queda, mas ligeiramente menores no decorrer dos meses. De acordo com SpendingPulse, indicador mensal de varejo da Mastercard, em julho as vendas caíram 4,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Ao longo dos últimos três meses, no entanto, a queda registrada foi de 4,2%, em relação ao mesmo período de 2015, um pouco menor que o recuo de 4,5% do segundo trimestre. O resultado demonstra que as quedas têm sido cada vez menos acentuada desde janeiro deste ano.

Os resultados mostram alguns pontos positivos para o varejo físico, como o desempenho do setor de materiais de construção, que embora modesto, superou as vendas totais. Bem como os produtos farmacêuticos. Mas, estes últimos, tiveram um encolhimento em julho, comparado ao mesmo período de 2015.

Além disso, outro ponto positivo foi o fôlego que o e-commerce ganhou em julho, com crescimento de 2,2%, em relação ao mesmo mês do ano passado. O que representou uma considerável melhora em relação à queda de 0,1% no segundo trimestre. Os destaques de vendas nas lojas online foram os produtos eletrônicos, móveis e vestuário, embora produtos farmacêuticos e hobbies e livraria tenham ficado abaixo do desempenho geral do período.

No recorte por regiões, todas apresentaram quedas, com Sudeste e Centro-Oeste apresentando desempenho negativo acima da média, com quedas de 3,3% e 2,5%, respectivamente. Enquanto o Norte, Nordeste e Sul ficaram abaixo do registrado pelo varejo: -6,6%, -5,6% e -6,7%.

O levantamento mostrou também que houve um crescimento na confiança dos consumidores em julho, o que reflete uma melhora gradual da percepção do ambiente econômico. Entretanto, o índice de desemprego continua elevado e a inflação ainda gera impactos sobre o salário do brasileiro.

“Embora o varejo continue realizando esforços, há sinais de que a situação possa ter atingido um nível crítico”, afirmou Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors. “O ambiente macroeconômico continua enfrentando diversos desafios, o que torna fraca a perspectiva no curto prazo”, acrescenta Rao.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]