Dados do Compre&Confie, empresa de segurança digital e inteligência de mercado criada pela ClearSale, apontam crescimento nominal de 23% nas compras online no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.
O aumento é significativamente superior ao registrado em 2018, quando, à época, o volume de compras apresentou incremento de 5% em relação a 2017. O valor gasto também registrou aumento, somando 14% de crescimento na comparação com o ano anterior. Foram gastos, em média, R$ 1.180,00, contra R$ 1.036,20 em 2017. Em média, os consumidores realizaram três compras no trimestre.
André Dias, diretor executivo do Compre&Confie, aponta que, é um bom sinal diante da retomada ainda lenta da economia. “O consumidor está mais familiarizado com as compras online e já busca adquirir itens na web que vão além de suas necessidades básicas”, destaca.
Compras únicas
A pesquisa aponta ainda que houve aumento de 36% no volume de consumidores únicos, medido pela quantidade de CPFs que fizeram apenas uma compra no período, atingindo a marca de 12,9 milhões.
Segmentos
Moda e Acessórios é o segmento responsável pelo principal aumento no período, com 1,4 ponto percentual. O segmento de smartphones teve queda de 2,3 pontos percentuais no trimestre, o que fez com que o tíquete médio aumentasse consideravelmente, 25%, porque os consumidores de menor renda estão com mais dificuldade de acessar novos produtos.