Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vendas de produtos de giro rápido crescem 15,3% na primeira semana de maio

Vendas de produtos de giro rápido crescem 15,3% na primeira semana de maio

Consumidores usaram os primeiros dia do mês para abastecer suas dispensas. A procura por alimentos cresceu acima da média

O varejo vem enfrentando grandes desafios nos últimos meses graças às medidas para frear o avanço do novo coronavírus. Mas, em meio a todas as dificuldades impostas pela crise, é possível observar movimentos positivos, como o crescimento das vendas dos produtos de giro rápido no começo de maio.

As compras na categoria de FMCG (Fast Moving Consumer Goods), ou produtos de giro rápido, foram importantes para os resultados do varejo entre os dias 4 e 10 de maio. Segundo levantamento da Nielsen Brasil, os segmentos de Alimentos, Sazonais, Bazar e Têxtil se destacaram na comparação com a semana anterior, com crescimento de 15,3%.

O varejo moderno, termo que engloba o Autosserviço, Cash&Carry e Cadeias de Farmácias, expandiu 11,4% no acumulado do ano na comparação com 2019.

Nesse contexto, Cash&Carry segue como destaque com performance positiva de 17,6%, seguido por Farmácia, que cresceu 10,3% em quatro meses.

Para a gerente de atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil, Fernanda Vilhena, o levantamento indica que o início do mês de maio foi um momento de abastecimento.

“Assistimos neste intervalo um movimento de busca dos lares do País por produtos essenciais, o que contribuiu para o crescimento de 15,3% no período. Além disso, itens associados ao Dias das Mães ganharam destaque nessa semana, como flores (+475,7%), plantas, maquiagem e colônias”, diz.

Alimentos e Limpeza em alta

Com a COVID-19, as vendas do segmento de Limpeza têm se destacado desde o começo do isolamento para controle da doença. Na segunda semana de maio, com crescimento total de 11,7%, os produtos com melhor performance de vendas nesta cesta foram Sabão em Pó (+12,9%), Amaciantes (+13,4%), Água Sanitária (+10,4%) e Sabão em Barra (+17,8%). Praticamente todos os itens que compõem esse segmento apresentaram expansão.

A procura por Alimentos cresceu 15,7% e contribuiu para o resultado positivo, com incremento de 30,3% nas vendas de Chocolate, 27,7% de alta nas compras de Leite Condensado, 12,9% de crescimento em Bolachas e 10,2% em Leite em Pó. A alta significativa nas vendas de Chocolates está relacionada ao Dia das Mães.

Com o abastecimento das despensas, entre os dias 4 e 10 maio, as compras de Commodities aumentaram 14,3%, com alta em todos os produtos básicos que integram a cesta. Destaque para o crescimento nas vendas de Arroz (+22,4%), Feijão (+20,6%), Óleo (+18%), Café em Pó (+16,3%) e Açúcar (+14,6%).

Higiene&Beleza manteve o movimento de crescimento verificado na semana anterior, e neste segundo período de maio a variação foi de 12,9%. Essa alta foi impulsionada pelo aumento nas vendas da maior parte das categorias, principalmente Papel Higiênico (+15,5%), Tratamentos de Pele (+21,7%), Sabonete (+15) e Creme Dental (+15,9%).

Como o comércio deve reabrir no Brasil, segundo entidades varejistas
“Desempenho semelhante à Black Friday todos os dias há meses”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]