As vendas do comércio do estado de São Paulo devem crescer 5% entre janeiro e março deste ano, segundo dados da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).
No mesmo período do ano passado, o índice foi o mesmo, de 5%. Segundo a pesquisa, a volta às aulas é fator que contribuirá para o crescimento neste período. O ticket médio de compra chega a R$ 200,00 para o mercado de papelaria e confecções.
O desempenho poderia ser melhor, não fosse o aumento nos preços da categoria.
?Além da difícil situação econômica atual e da desaceleração do movimento no comércio que vem caindo há, também houve aumento no valor dos materiais escolares, que pode chegar a 8% dependendo do item. Este aumento no preço dos produtos de papelaria pode enfraquecer o comércio, mas, mesmo assim, esperamos manter a média de vendas do ano passado, que esteve em 5%?, disse, em nota, o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Na cidade de Campinas, a expectativa de vendas para 2015 está abaixo do previsto, se comparado ao ano passado. Porém, a expansão é a mais otimista do estado entre as regiões pesquisadas, com crescimento que pode chegar até 7%.
Na cidade de São Paulo, as vendas para os volta às aulas já começaram e os lojistas do centro da cidade esperam, por consumidor, um ticket médio de R$ 150,00 em compras. A tendência, segundo a federação, é que a situação se mantenha estável até o início do período letivo.
Já em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, devido a abertura de novas instituições de ensino e grande desenvolvimento imobiliário, a expectativa é de alta de 5% nas vendas, mantendo o mesmo índice do ano anterior.
Em Praia Grande, litoral paulista, as vendas de materiais escolares devem ser maiores do que as de 2014 devido ao aumento populacional e à abertura de novas escolas públicas e privadas.
Os consumidores já começaram a fazer as compras e esperam gastar próximo de R$ 200,00 com vendas puxadas pelas áreas de vestuário, papelarias, confecções e aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets.
Leia mais
E-commerce fatura R$ 35 bilhões e cresce 24% em 2014